Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura
Turma 3E


Analin Wrooman


Entrega de trabalhos | Exercício 2 | AutoCAD - Sólidos e Superfícies

Exercício 2 Download

O exercício 2 consistiu na criação de 5 objetos a partir de 5 comandos diferentes do AutoCad. Para a criação dos mesmos foram utilizadas varias ferramentas adquiridas de modo a modelar cada um dos objetos com um comando diferente, sendo estes o comando Extrude, o Revolve, o Sweep, o Loft e o Rulesurf.





O primeiro objeto, relacionado com o comando EXTRUDE, consiste num objeto que foi feito a partir da união entre dois paralelepípedos utilizando diferentes planos e posições dos mesmos. Para a realização deste objeto foram utilizados comandos como Extrude, Subtract, Polyline, Slice e Union. Um dos pontos mais importantes para a realização do mesmo foi o entendimento e conhecimento sobre geometria, isto é importante porque ao utilizarmos diferentes planos foi necessário compreender como é que os eixos determinam a posição dos objetos dentro dos planos. Para isto foi preciso utilizar o comando UCS e o funcionamento do mesmo.



Para o segundo comando, o REVOLVE, foi utilizada a referência do Museo de Arte Contemporânea do arquiteto Oscar Niemeyer (Museu de Arte Contemporânea de Niterói). Para a construção do mesmo foi utilizado como base um corte (ou seção) do mesmo e a partir de comandos como Polyline, Isolines, Surftab 2 e Revolve, foi construído o objeto. Para a criação deste foi necessário compreender o conceito de revolução e o comportamento dos objetos e a construção dos mesmos a partir de um eixo. O resultado final é uma representação do edifício, possibilitando o entendimento das suas partes e do próprio desenho.



O terceiro objeto, criado com o comando SWEEP, consistiu na criação de uma secção que seria repetida ao longo de um percurso de forma a criar uma superfície orgânica. O comando Sweep permite a criação de uma forma solida a partir de uma figura em 2D a partir de um caminho. Para a criação deste foram utilizados comandos como Polyline, Stretch, UCS e Sweep.



Para o quarto objeto, o comando LOFT, permitiu a criação de sólidos e superfícies em altura, a semelhança de umas torres. A partir de diversas figuras e graças às diversas opções que o comando tem foi possível criar sólidos ou superfícies com formas orgânicas ou mais regulares. Os sólidos 3D ou a superfícies são criadas dentro do espaço entre várias secções transversais. As secções transversais determinam a forma exterior do sólido ou da superfície.



O último objeto, um terreno, foi construído com o comando RULESURF, este objeto consistiu na modelação em 3D de um terreno a partir do desenho das curvas de nível, para a criação do mesmo foram utilizados comandos como Polyline, Trim, Pedir, Spline, Lenght, Meassure, e Rulesurf. Este último objeto permitiu o entendimento da modelação de terrenos o que resulta muito útil para, por exemplo, construirmos o terreno que estamos a utilizar para a cadeira de Laboratório de Projeto.






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