Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa


Patrícia Pereira

20191230

Miarq 3ºC

Modelação e Vizualização Tridimensional em Arquitetura

Professor Luís Romão



Sumários

Aula 10 - 27 de abril de 2023

Continuamos a trabalhar com o progama 3Ds Max.


Começamos por personalizar as definiçõs de forma a podermos realizar o trabalho de melhor forma. Depois tivemos de reiniciar o programa para as alteração ficarem guardadas.

CUSTOMIZE>COSTOM DEFAULTS SWITCHER>MAX.LEGACY















































SNAPS TOGGLE - ativar/desativar » "s"/ botão do lado esquerdo - botão do lado direito » configurar

SNAPS TOGGLE>GRIP AND SNAP SETTING>only select VERTEX















































Acrescentamos uma barra de atalhos de comando no plano de trabalho.

UTILITIES>SNAPS















































Arrantando esta acção para a barra de menu ela fica acessível no plano de trabalho.

CUSTOMIZE USER INTERFACE>ACTION>ORTHO SNAPPING MODE















































CUSTOMIZE>UNITS SETUP>SYSTEM UNIT SETUP> desligar RESPECT SYSTEM UNITS IN FILES















































Abrimos o Uhouse no 3Ds MAX.
































Na janela TOP criámos um plano do solo (layer - lote).















































Criámos layers para as várias camadas do modelo.
































Medimos o pavimento (UTILITIES>MEASURE) para sabermos quanto tinhamos de descer o pavimento para ficar a baixo do lote.

Selecionamos o lote e movemos para baixo do pavimento.















































De seguida colocamos a câmara "dentro" da Uhouse.

CREATE>CAMERA>TARGET















































Botão do lado direiro do rato em cima da palavra PERSPETIVE.

Criámos duas layers para a câmara Layer - Camera001 e Layer - Camera001.Target

MODIFY>Camera001>Target Camera>PARAMETERS>STOCK LENSES















































Depois movemos a câmara para ficar mais ou menos à altura de uma pessoa.

Nos parametros podemos alterar a lente da câmara.

MODIFY>Camera001>Target Camera>PARAMETERS>STOCK LENSES















































Para a imagem ficar mais visível colocamos uma luz no tecto entre a câmara e a parede.

MODIFY>Light>Omni















































Para ver a imagem criáda fizemos um RENDER.

RENDER SETUP>PRESENT>SCANLINE RENDERER>VIEW TO RENDER>QUAD 4 - CAMERA001>RENDER













































































Entrega de ponto de situação da escada para trabalho final Escadas



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