Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa


Patrícia Pereira

20191230

Miarq 3ºC

Modelação e Vizualização Tridimensional em Arquitetura

Professor Luís Romão



Sumários

Aula 04 - 09 de mar&accedil;o de 2023

Finalização do exercício da aula anterior. Os sólidos Dodecaedro e Icosaedro.



DODECAEDRO



A partir das duas perdendiculares às charneiras, com o comando UCS, alteramos os eixos no final das linhas perpendiculares às charneiras, colocando o eixo X coincidente com a linha perpendiculares e criámos um círculo, com o comando CIRCLE, em cada uma, encontrando o vértice comum para a criação do sólido.

Utilizando o comando ALIGN rebatemos um dos planos, fazendo o vértice do plano encontrar o vértice criádo pelas duas circunferências.

















































Com o comando ERASE apagamos o outro plano e as linhas auxiliares.
































De seguida criámos uma nova circunferências com centro no pentágono, sendo o diâmetro os vértices do pentágono.

E uma segunda circunferências, novamente com o centro no pentágono e sendo o diâmetro o ponto médio das arestas do pentágono.

















































Com o comando ARRAYCLASSIC, selecionamos o plano e fazêmo-lo repetir 5 vezes em torno do centro do pentágono. Depois fazemos ERASE>'FILTER>SELECT FILTER>CIRCLE para eleminar as circunferências auxiliares.












































































Fazemos COPY e PASTE do objecto criádo. E utilizando o comando ALIGN selecionamos o primeiro objecto e o copiado, escolhemos 3 vértices de planos diferentes do primeiro objeto e 3 outros vértices do objeto copiado, pontos de destino, de forma a conectá-los (encaixar um objeto no outro) de forma a criar um só sólido.




























Finalização do dodecaedro.



























ICOSAEDRO

Para a construção do isocaedro utilizamos o comando POLYGON inserindo 5 lados de forma a criar um pentágono auxiliar.

A partir de duas arestas do pentágono, criámos com o comando POLYGON, primeiro um triângulo com um com vértice no interior do pentágono e outro para o exterior do pentágono.

Com o comando UCS alteramos o centro dos eixos. Primeiro para o centro da aresta do triângulo com vértice no interior do pentágono, com o eixo Z coincidente à aresta comum ao pentágono e ao triângulo, com o eixo X na direcção ao vértice do triângulo coecidente com o centro do pentágono e o eixo Y perpendicular à aresta coincidente ao pentágono e ao triângulo. Criámos uma circunferências com o centro na origem dos eixos com o diâmetro definido pelo vértice do triângulo no interior do pentágono.

Com o comando UCS voltamos a alterar o centro dos eixos, desta vez no outro triângulo com vértice no exterior do pentágono, com o eixo Z coincidente à aresta comum ao pentágono e ao triângulo, com o eixo X na direcção ao vértice do triângulo no exterior do pentágono e o eixo Y perpendicular à aresta coincidente ao pentágono e ao triângulo. Criámos uma nova circunferências com o centro na origem dos eixos com o diâmetro definido pelo vértice no interior do pentágono

Retomar os eixos ao ponto 0,0,0 (original). O comando UCS selecionar World.

O cruzamento das duas circunferências auxiliares criam um novo vértice, recorrendo ao comando ALIGN rebatemos o triângulo do interior do pentágono.
















































Selecionamos o triângulo rebatido e com o comando REGION criámos uma plano de forma a criar o primeiro lado do sólido.

Não sendo mais necessárias, apagamos todas as linhas auxiliares, ERASE>ALL menos o plano triângular.
















































Com o comando ARRAY multiplicamos por 5 o plano triângular de forma ordenada a partir de um ponto, neste caso o vértice com maior cota no eixo z, num ângulo de 360º.



























Apagamos 1 dos planos criádos e mudando os eixos USC, repetimos o processo anterior até concebermos o sólido pretendido.































































































Selecionamos todo o objeto e com o comando SURSCULPT para criar num só sólido.



























Finalização do isocaedro.



























Finalização do exercício dos sólidos.



LIST PROCESSING LANGUAGE - LPS


Intrudução ao .lps - List Processing Language.

Abrimos a página do professor e abrimos o T0 .



























Guardamos o ficheiro, abrimos um novo documento do AutoCAD e fizemos o UPPLOAD do documento criando um novo comando chamado T0.





















































Ao introduzirmos o comando T0>ENTER>Qual a distância em x? 5>ENTER>Qual a distância em y? 7>Indique o ponto de inserção: 0,0.





















































Criando um fogo T0.





















































Repetimos o processo anterior e criámos um novo fogo.

























































Fechamos o ficheiro anterior e abrimos um novo documento do AutoCAD.

Início de exercício em Autocad, a construção de Cónicas:


- Cone;

- Circulo - Secção circular;

- Elipse;

- Parábola;

- Hipérbole.






























































































CONE



Usando o comando CONE selecionamos um ponto no espaço, o centro da circunferências da base do cone 0,0 com um raio de 1 e 3 de no eixo z.























































Mudamos o CUSTOM VIEW de 2DWIREFRAME para X-RAY. Finalização do cone.




























Criámos uma layer para cada um os sólidos e para os planos.






























Criámos um novo cone em cima do anterior com o vértice em comum, circunferência da base do cone a 0,0,6, 1 de raio e -3 no eixo z.




























Com o comando SECTION criámos uma secção no plano xy 0,0,1.5.























































Finalização da secção circular, layer círculo.




























Continuamos o resto do exercício n próxima aula.




A construção deste sólido não foi concluída nesta aula, tendo sido continuada na aula seguinte.

Introdução de novos comandos e atalhos, como:

- ROTATION - rodar o objeto selecionado;

- REGION - criar planos a partir de uma figura "fechada";

- SURSCULPT - Unificar os planos do objecto tornando-o um só objecto;

- LIST - Indica-nos a quantidade de objectos que estão no MODEL;

- RECTANG - Cria uma forma de 4 arestas;

- POLYGON - Cria um objecto com o número de faces desejado;

- CIRCLE - Criar um círculo;

- COPY - Copiar um ou vários objectos;

- PAST - Colar um ou vários objectos;

- UCS - Mudar os eixos;

- MIRROR - Criar um espelho dos objetos, podendo estes serem mantidos ou não;

- LINE - Cria uma linha

- ARRAYCLASSIC - organização de múltiplas cópias de um ou grupo de objetos;

- 3D orbit - mudar a perspectiva do objeto;

- Drawing Unitis - Alteraçção de unidades de medidas;

- Options - Personalização do display (entre outros);

- MODEL - Zona de Trabalho no AUTOCAD;

- Custom Visual Style - Modo de Vista do objecto;

- ERASE - apagar;

- ERASE - ALL - apagar tudo;

- ERASE -'FILTER - apagar apenas uma seleção;

- CONE - Cria o sólido cone.

- SECTION - criar uma secção num sólido.