Sumarios
Aula 12 - Continuacao da Modelacao e de Cenas em Video em 3D Max
Em aula foram-nos dadas as indicacoes do sistema de video que deveriamos usar no nosso trabalho individual (o sistema PAL), a resolucao (1024x576) e as medidas do formato das imagens (foi-nos recomendado a proporcao 16x9). Tambem nos foi mostrado onde deveriamos, futuramente, configurar este parametros.
Criei uma nova Layer para o pano de fundo. Este e composto, por um Plane e, mais a frente, tera uma imagem.
Para introduzir uma luz, que depois sera o “projetor” da imagem no plano anteriormente desenhado, dirigi-me ao icone do + (o Create), e depois cliquei em Lights e em Target Spot.
Este foco aparece, por defeito, no plano do chao. E, portanto, necessario dar Move na vertical, de forma a estar numa altura aceitavel. Com este comando tambem se pode ir ajustando tanto a luz como o Target, ou ate ambos ao mesmo tempo se se selecionar ambos pelo nome enquanto se clica no shift como se pode ver na segunda imagem.
Para alterar os parametros deste novo elemento basta clicar na luz e depois no Modify, na barra lateral direita. Por exemplo, no ultimo realce pode-se ver onde selecionei uma opcao para tornar a projecao retangular em vez de circular, como aparecia por defeito.
Outro exemplo e neste realce, onde ve-se onde aumentei as dimensoes da projecao.
Nesta imagem pode-se ver como a imagem ficou associada a projecao de luz. No Modify, em Advanced Effects, seleciona-se o tipo de mapa que se quer no Projector Map. Neste caso foi um bitmap por se tratar de uma imagem.
Depois so faltava dar a ordem para que a luz nao atendesse a existencia das paredes, somente a do plano de projecao. Isto foi feito no Modify, em Exclude. Ao abrir a janela desta opcao, foi somente necessario selecionar tudo exceto o plano.
Para ter o Path do Target da camara (caso contrario a camara faria o seu percurso sempre a olhar para o ponto inicialmente definido), fomos construindo um conjunto de linhas que depois vao desempenhar esse papel de caminho do Target. Para tal desenhei uma linha extra, depois outra a partir do endpoint dessa e assim sucessivamente ate chegar a uma forma que se adequasse a forma a U House. Tambem foi necessario identificar o Target da camara e ir ajustando os Motion Parameters de forma a que os diferentes segmentos de reta correspondessem a diferentes velocidades do Target (para alem de associar ao target). Assim obtive o resultado abaixo.
Depois disso fiz render (com metade das imagens /renders para ser mais rapido) para verificar se tinha as objetivas todas corretas.
No render vi que tinha de aumentar o foco de uma das luzes. Assim, cliquei nela, fui ao Modify e aumentei o Field.
No render tambem constatei que era preciso colocar mais luzes. Para tal, fui ao Create e depois a Ligths, e selecionei uma Omni. Depois dei-lhe Move ate um lugar apropriado.
No Editor do Editor de Curvas, abri o Dope Sheet, onde pude acrescentar sons ao video. Foi necessario selecionar os sons descarregados previamente e indicar em que frames comecavam. Outra opcao pratica de selecionar era a do Permit Playback. Com esta opcao ligada, da para ouvir os sons introduzidos enquanto se reproduz a animacao no quadrante inferior direito (sem ser em render).