Sumarios




Aula 12 - Continuacao da Modelacao e de Cenas em Video em 3D Max



Em aula foram-nos dadas as indicacoes do sistema de video que deveriamos usar no nosso trabalho individual (o sistema PAL), a resolucao (1024x576) e as medidas do formato das imagens (foi-nos recomendado a proporcao 16x9). Tambem nos foi mostrado onde deveriamos, futuramente, configurar este parametros.


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Criei uma nova Layer para o pano de fundo. Este e composto, por um Plane e, mais a frente, tera uma imagem.


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Para introduzir uma luz, que depois sera o “projetor” da imagem no plano anteriormente desenhado, dirigi-me ao icone do + (o Create), e depois cliquei em Lights e em Target Spot.


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Este foco aparece, por defeito, no plano do chao. E, portanto, necessario dar Move na vertical, de forma a estar numa altura aceitavel. Com este comando tambem se pode ir ajustando tanto a luz como o Target, ou ate ambos ao mesmo tempo se se selecionar ambos pelo nome enquanto se clica no shift como se pode ver na segunda imagem.


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Para alterar os parametros deste novo elemento basta clicar na luz e depois no Modify, na barra lateral direita. Por exemplo, no ultimo realce pode-se ver onde selecionei uma opcao para tornar a projecao retangular em vez de circular, como aparecia por defeito.


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Outro exemplo e neste realce, onde ve-se onde aumentei as dimensoes da projecao.


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Nesta imagem pode-se ver como a imagem ficou associada a projecao de luz. No Modify, em Advanced Effects, seleciona-se o tipo de mapa que se quer no Projector Map. Neste caso foi um bitmap por se tratar de uma imagem.


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Depois so faltava dar a ordem para que a luz nao atendesse a existencia das paredes, somente a do plano de projecao. Isto foi feito no Modify, em Exclude. Ao abrir a janela desta opcao, foi somente necessario selecionar tudo exceto o plano.


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Para ter o Path do Target da camara (caso contrario a camara faria o seu percurso sempre a olhar para o ponto inicialmente definido), fomos construindo um conjunto de linhas que depois vao desempenhar esse papel de caminho do Target. Para tal desenhei uma linha extra, depois outra a partir do endpoint dessa e assim sucessivamente ate chegar a uma forma que se adequasse a forma a U House. Tambem foi necessario identificar o Target da camara e ir ajustando os Motion Parameters de forma a que os diferentes segmentos de reta correspondessem a diferentes velocidades do Target (para alem de associar ao target). Assim obtive o resultado abaixo.


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Depois disso fiz render (com metade das imagens /renders para ser mais rapido) para verificar se tinha as objetivas todas corretas.


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No render vi que tinha de aumentar o foco de uma das luzes. Assim, cliquei nela, fui ao Modify e aumentei o Field.


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No render tambem constatei que era preciso colocar mais luzes. Para tal, fui ao Create e depois a Ligths, e selecionei uma Omni. Depois dei-lhe Move ate um lugar apropriado.


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No Editor do Editor de Curvas, abri o Dope Sheet, onde pude acrescentar sons ao video. Foi necessario selecionar os sons descarregados previamente e indicar em que frames comecavam. Outra opcao pratica de selecionar era a do Permit Playback. Com esta opcao ligada, da para ouvir os sons introduzidos enquanto se reproduz a animacao no quadrante inferior direito (sem ser em render).


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