Sumarios




Aula 11 - Modelacao e Cenas em Video em 3D Max



So com as Layers da Porta e da Macaneta ligadas, procedi a continuacao do trabalho da aula anterior. Fiz uma circunferencia no quadrante inferior esquerdo, de forma a estar no plano xy. Desenhei a selecionando o + na barra lateral direita, seguindo da segunda opcao a contar da esquerda e depois em Splines, clicando em Circle. Dei lhe move de forma a estar alinhado com o final do segmento de reta desenhado n fim da aula anterior.


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Depois disto necessitei de usar o comando Loft de forma a tornar estes dois elementos num so tridimensional. Assim, no +, na sua primeira opcao da esquerda, em Compound Objects, selecionei Loft. Cliquei na circunferencia, o objecto das alteracoes, e na polilinha, o "caminho".


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Com o resultado obtido da operacao ilustrada na imagem anterior, dei Rotate para a posicao devida. Tambem poderia ter sido Mirror.


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A este objeto fui dar uma forma mais semelhante a de uma macaneta tradicional. Pata tal, era necessario modela-la nos comandos observados na barra lateral da imagem abaixo, que mostram como chegar ao comando Scale, o usado para o proposito.


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Mudando a forma da linha apresentada na janela aberta pelo comando Scale, tambem se muda a forma da macaneta.


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Depois foi necessario duplicar a macaneta com o comando Mirror, de forma a ter um outro elemento igual do outro lado da porta. Com isso feito, estava tudo pronto para comecar a experimentar trabalhar os movimentos dos elementos desenhados com as cenas em video. Estas eram mostradas no Cirve Editor.


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Para fazer rodar a porta tinha de a fazer rodar sobre o eixo y, definindo os pontos de inicio e fim da rotacao, fazendo, igualmente, com que uma macaneta dependesse da porta e, por consequencia, a segunda macaneta dependente da primeira. Foi necessario mudar o pivo da porta, caso contrario esta rodaria sobre o seu eixo de simetria, onde se encontrava originalmente o pivo. Para muda-lo foi necessario ir ao modify, selecionar o pivot, e depois Affect Pivot Only.



Aula 11 - Formulacao do Guiao para a Animacao das Escadas (Trabalho Individual)


Para a animacao do meu trabalho individual proponho-me a fazer descer os cobertores dos degraus ate a estrutura de metal e, apos isso, deslocar a camara e o target de modo a que aparente estar-se a subir os degraus.