Sumarios




Aula 10 - Continuacao da Modelacao da U House em 3D Max




Comecamos por ativar os Snaps. Isto foi feito clicando no botao direito no topo da barra lateral direita, onde se liga a opcao das Snaps. Depois, indo a barra superior a Costumize e, depois, a Costumize User Interface, abre-se a janela abaixo apresentada. Nesta selecionei o Orto.


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Para navegar nas camadas, fui a camada superior e selecionei Tools, depois o Layer Explorer. Como precisava de criar uma nova Layer para desenhar o pavimento exterior, selecionei essa mesma opcao.


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Para fazer o pavimento fui a barra lateral, cliquei no Mais e selecionei Box, pois queria um pavimento tridimensional. Depois desenhei a forma tendencialmente retangular no quadrante superior esquerdo de forma a ficar no plano xz e dei Move ate ele estar debaixo da U House.


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Para introduzir as Camaras socorri me das opcoes na barra lateral direita, na primeira opcao, com o +, e depois a opcao com a camara e, mais abaixo, o Target. Tambem poderia ter ido a opcao Modify (logo ao lado direito do +) e ter selecionado Modifier List e depois Target Camera. Com isto, foi so colocar a camara onde me agradasse mais e dar Move se nao estivesse no local correto.


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Para ver do ponto de vista das camaras introduzidas anteriormente, procedi como apresentado nas imagens abaixo.


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Para colocar os materiais e suas cores, escrevi M no teclado como atalho, fui a Modes na janela que me apareceu e depois cliquei em Compact Material Editor. Neste escolhi as cores, reflexos e texturas que mais me agradaram para determinadas zonas do projeto e depois arrastei os godes para o modelo tridimensional.


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Dá para introduzir novos materiais a partir de imagens. Neste caso, o que fiz foi descarregar uma imagem com bom qualidade de um xadrez e usa-lo para o pavimento interior. Esta imagem nao podia ser perspetivada e teve depois de ser ajustada para se aproximar de um efeito realista. Na opcao Gismo tambem se podia alterar o posicionamento da imagem do xadrez, por translacoes, por exemplo.


Nesta aula ainda comecei o desenho da macaneta, atraves da adicao de uma polilinha no canto superior da porta.


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