03/03/2023




Fazer os solidos platonicos

–Criar layers para cada um dos solidos platonicos


Cubo

–Criar um poligono de 4 lado com um dos lados com inicio no ponto 0,0 e fim no ponto 10,0
–Colocar o icon dos eixos das coordenadas na origem com o comando ucsicon
–Fazer uma região
–O comando Vpoint permite alterar o ponto de vista
–O comando -Vpoint vaz o mesmo mas utiliza as coordenadas do ponto de vista em vez de angulos
–Alterar os eixos rodar x 90º
–Rodar 3 das faces do cubo
–Alterar os eixos rodar y 90º
–Rodar as restantes 2 faces
–Utilizar o comando surfsculp para turnar o cubo num solido


Tetraedro

–Usar o comando poligon, para fazer um poligono de 3 lados
–Defenir um lado na linha 0,0 10,0
–Tornar o triangulo numa região
–Desenhar o resto da planificação utilizando o comando mirror
–Mover x de modo a que ele passe no ponto médio da aresta comum entre dois triangulos e nos seus respetivos vertices opostos
–Desenhar dois circulos com centro no ponto médio das arestas comuns e raio até ao vertice, o ponto em que eles se cruzam será o vertice do tetraedro
–Utilizando o comando rotate na aresta comum, rodar a face de modo a que o vertice coincida com a interceção dos circulos
–repetir para o resto das faces


Octaedro

–Desenhar um quadrado
–Mudar a UCS
–Desenhar 2 circuferencias
–Fazer ucs world
–Fazer uma das faces utilizando o comando 3dpoly
–Apagar tudo menos essa face
–Array classic,polar, ponto no vertice, 4 objetos em 360º
–Alterar a ucs
–Fazer mirror
–Fazer align


Dodecaedro

–Fazer uma face pentagonal em que um dos lados tem inicio no ponto 0,0 e 10 de cumprimento
–criar outras 2 faces usando mirror
–Fazer um xline na junção duma face com a base
–Fazer uma perpendicular a esta linha apatir dum do vertice da face
–Alterar o ucs para coincidir com esta linha
–Desenhar um circulo com centro na origem
–Fazer align de modo a que a face rode para o sitio certo
–Arrayclassic com uma face selecionada e com 5 objetos e centro de rotação no centro da base
–Fazer mirror de tudo
–Fazer align


Icosaedro

–Desenhar um poligono pentagonal
–Desenahr um triangulo
–Após determinado o centro do pentagono, alterar o ucs para que x passe no centro dele e no vertice do triangulo
–Desenhar um circulo com centro no ponto medio da aresta comum e raio até ao vertice do triangulo
–Fazer uma xline vertical no centro
–Usando o align posicionar o triango na posição pertendida
–Apagar tudo menos essa face
–Array classic,polar, ponto no vertice, 5 objetos em 360º
–Movendo o ucs de modo a que duas das faces passem a fazer parte de outro segmento do icosaedro
–Repetir o array classic
–Repetir o processo até ter completado o icosaedro