Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa
Daniela Guerreiro Soldado | 20191173
2022/2023 | Turma 3D






Entrega 2 - 23 de Maio de 2023



No âmbito da Unidade Curricular de Modelação Tridimensional em Arquitetura, foi proposto, como entrega de final de semestre, a produção de uma montagem 3D e um vídeo da mesma nos programas "3DS MAX" e "OpenShot", relativamente ao pormenor construtivo escolhido para a primeira entrega realizada em "AutoCAD". Começei por exportar o documento DWG para o 3DS MAX e atrubui os materiais que entendi serem os mais adequeados em relaão à realidade, como tal escolhi, para a laje de pavimento, um pavimento de cimento texturizado; para as peças do banco betão e para os parafusos metal. Em seguida coloquei luz a incidir sobre o banco, para que torne a cena mais real criando efeitos de luz/sombra, que acabei por adaptar ao longo do processo até obter o efeito desejado.

Posto isto iniciei o processo de filmagem, começando por introduzir uma câmera no local onde queria que começasse a filmagem e em seguida alterei as coordenadas de cada uma das layers para que elas desaparecessem do ângulo da câmera para posteriormente surgirem uma a uma. Na laje de pavimento, assento e costas alterei a coordenada no eixo z, para surgirem vindas dessa direção e nas peças base, parafusos e encaixe da base alterei as coordenadas no eixo y. Liguei o AutoKey, alterei os frames para 250, inseri apenas a primeira chave no 0 e começei a arrastar a barra para criar o meu vídeo. No frame 15 voltei a meter as coordenadas originais da laje de pavimento, o que fez com que fosse o primeiro objeto a aparecer na filmagem, no 45 as peças base; no 75 o assento; no 150 movi a câmera para filmar melhor o encaixe das peças que encaixam na base e no assento e em seguida os parafusos a unir tudo no frame 175. No 210 volto a mover a câmera e encaixam as costas do banco e por fim no 250 mostro uma visão geral de tudo. Para concluir adicionei alguns sons na animação descarregados do site "Freesound" e colocados de acordo com o tempo de cada ação.

Para finalizar o exercício renderizei o vídeo e exportei para o "OpenShot", juntamente com uma capa e contracapa para fazer o vídeo mp4, neste processo suavizei ainda o desvanecer de cada clip no início e no fim para obter um resultado mais uniforme.






Ficheiro 3DMax:


Ficheiro 3DMax - Pormenor Construtivo