Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa
Daniela Guerreiro Soldado | 20191173
2022/2023 | Turma 3D






Aula 8 - 25 de Abril de 2023



Nesta aula de reposição fizémos a revisão do primeiro exercício em 3D que concluímos na aula passada e acabámos por lhe atribuir o material exportado anteriormente do Sketchup. Para isto usámos o "Material editor" - "Scanline" (Standart legacy) e para atribuir o material ao loft selecionámos "Difuse"-"General" e "Bitmap", abrimos a textura que exportámos e é automaticamente atribuida aos godé como se fosse um cubo. Para aplicar essa textura à nossa forma selecionámos o loft e "Assign material to selection", isto não reproduziu a textura porque estava na escala errada, então para alterar a escala fizémos "Modifier list" e escolhemos "UVW Map". Para terminar produzimos uma animação no Openshot.






O segundo exercício neste programa começou por ser igual ao primeiro, fizémos uma forma curva semelhante e o próximo passo foi atribuir um cenário através de uma imagem que o professor enviou. Para isso primeiro fomos às propriedades da imagem e definimos o W-1024 e H-684 para ficar o tamanho desejado. Colocámos a imagem no programa utilizando o comando "View" - "Viewport background" e depois "Shift f" para ficar na dimensão certa. Assim a imagem ainda não aparecia nos renders, então tivémos que a atribuir a um godé com o mesmo processo utilizado anteriormente. Com o comando "Perspective match" ajeitámos os planos para o objeto ficar mais perto do que estaria na realidade e atribuimos também um material ao objeto, neste caso o "Polish concrete". Posto isto, o objeto estava ainda muito simples e sem luz/sombra, então com o "Ligth"-"Arnold ligth"-"Distant", na vista de frente posicioámos o trajeto da luz com exposição 3 e densidade 0,8. Por fim, criámos ainda um plano com os comandos "Compound objects" - "Standart primitive" e "Plan" em cima do loft para o obejto ficar com sombra projetada.




O último exercício desta aula foi a construção de um bar. Começámos por mudar as unidades para metros no "Unit setup" e desenhámos uma "box" com os parâmetros L-3m; W-6m e H-4m. Em seguida clicámos com o lado direito do rato sobre o objeto e "Convert to editable poly" para depois eliminármos uma das faces do objeto que vai ser o espaço do bar. Desenhámos outra box para fazer a parede com os parâmetros L-0,35cm; W-6m e H-4m e movemos a parede para o resto do edifício com o auxílio do "Snaps" e "Move". Depois fizémos ainda outra box para o vão da porta com L-1; W-0,9 e H-2 e movemos para o centro da parede de maneira a que ultrapassasse a mesma para fazermos um subtract. Para a porta em si fizémos outra box com L-0,05; W-0,9 e H-2 e movemos sensivelmente para o meio do vão criado anteriormente. Para fazer o nome do bar utilizámos a vista de frente, "Splines" e "text" em 0,7 para escrever "Turma 3D 22/23". Na vista da esquerda alterámos a definição do "Snaps" para "Grid" com espaçamento 0,05 e fizémos uma linha para depois selecionar o texto - "Compound objects"-"Loft"-"Get path" para dar dimensão ao texto e depois "Modify list"-"Band" ângulo 90 e direção -90 para curvar o texto. Por fim atribuimos o material exportado anteriormente do sketchup à parede do bar.




Ficheiros 3DMax:

Ficheiro 3DMax - EX01
Ficheiro 3DMax - EX02
Ficheiro 3DMax - EX03