Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa
Daniela Guerreiro Soldado | 20191173
2022/2023 | Turma 3D






Aula 6 - 11 de Abril de 2023



Nesta aula começámos por fazer um exercício de construção de uma parábole, mais uma vez não usando layers, apenas alterar as cores ao longo do processo. Fizémos 2 "Xline" com centro em 0,0 (uma horizintal e uma vertical). Alterámos a cor para fazer um círculo com origem no ponto 0 e 1 de raio e depois com o comanto "Ptype" e "Point" definimos um ponto na extremidade direita do círculo. Após alterar de novo a cor fizémos um círculo definindo 2 pontos, o centro do primeiro círculo e a sua extremidade. Com o "Point" definimos um ponto do centro do círculo criado por último. Fizémos "Offset" da Xline vertical 3x com espaçamento de 1.5 e com a mesma cor fizémos 3 círculos com centro no primeiro ponto e raios de 1.5; 3 e 4.5. Com a cor do segundo círculo inicial (azul) marcámos pontos na interseção das xlines verticais com os últimos 3 círculos criados e utilizámos a "Spline" a passar por todos os pontos. Pelo ponto mais acima passámos uma "Xline" e uma "Line" desse ponto até ao centro, depois fizémos um círculo com centro no mesmo ponto com um raio qualquer (para encontrarmos a bissetriz) e fizémos "Trim" das restantes partes do círculo. De seguida fizémos uma Xline a passar pelo mesmo ponto até ao ponto médio do ângulo obtido anteriormente e fizémos "Mirror" dessa Xline num ponto horizontal. Para construir a segunda "Spline" alterámos algumas configurações (Method - CV - Degree - 2) e definimos o ponto mais acima, o médio e o mais abaixo, o que resultou numa spline quase coincidente com a primeira. Por fim apagámos todas as linhas auxiliares, deixando só as splines, passámos uma "Line" no ponto 0,0 e "Trim" abaixo dessa linha. Definimos o "Surftab1" e 2 como 17 utilizámos o comando "Revsurf" para fazer a primeira parábole e "Revolve" para a segunda.




Neste exercício foram feitas 3 hiperboloides de revolução. Começámos por desenhar 2 círculos de centro 0,0 e raios de 1 e 5 e com o "Osnap" ligámos o quadrante e a tangente para facilitar na seleção dos pontos desejados. Traçámos 2 linhas da tangente esquerda do círculo maior até às tangentes verticais do círculo menor e fizémos "Extend" dessas linhas. Após este passo mudámos a vista para SW Isometric e também a cor para fazer uma "Line" começando no ponto da tangente do círculo maior, selecionando .xy, e clicando no ponto oposto com 10 de medida para obter uma diagonal. Com o "Line" de novo criámos um eixo a passar na coordenada 0,0 e com altura de 10. Em seguida copiámos tudo 2 vezes para a direita e demos uso ao comando "Arrayclassic" (polar - centro - 180 - selecionamos a diagonal - preview) e obtemos a primeira hiperboloide. Para a segunda e terceira alterámos o "Surftab1" e "Surftab2" para 17 e "Revsurf" selecionando a diagonal e o eixo. O último passa para aligeirar a curva das hiperboloides foi utilizar o comando "Smoothmeshconvert" (3) e o "Convtosurface" para a segunda hiperboloide e o mesmo para a terceira mas com o "Smoothmeshconvert" a 0.





Para finalizar a aula começámos a fazer um exercício cujos primeiros passos consistiram na divisão da página do AutoCad em 2 vistas, uma de topo e outra SW Isometric. "Attach" de uma fotografia que o professor enviou previamente, e metemos na escala certa traçando uma linha em cada extremidade do avião, utilizando "Scale" e a medida de referência de 13,57m, que consta na imagem. Em seguida começámos a traçar uma "Spline" pelo contorno do avião, fazendo a devida divisão entre o corpo e as asas.

foto




Ficheiros Autocad:


Ficheiro Autocad - Parábole
Ficheiro Autocad - Hiperboloides de revolução
Ficheiro Autocad - Avião