Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa
Ana Margarida Bregieiro | 20191168
2022/2023 | Turma 3D







Entrega 2 - 23/05/2023



No âmbito da Unidade Curricular de Modelação Tridimensional em Arquitetura, como entrega de final de semestre foi-nos proposto a produção de um vídeo, com auxílio dos softwares "3DS MAX" e "OpenShot Editor Video". Este vídeo consiste na montagem do pormenor construtivo que elaborámos no AutoCAD previamente, na última entrega. Começámos por transferir o ficheiro DWG do pormenor para o programa 3DS MAX, importei por layers, pelo que tive que colocar cada peça numa layer diferente, no AutoCAD. Após concluir essa etapa, iniciei o processo de atribuição de materiais ao modelo 3D, através do Material Editor. Neste processo, que requer uma maior pesquisa, percebi que o material do banco é madeira e não de betão como, por lapso, referi na última entrega. Por fim escolhi uma Target light para projetar algumas sobras do banco e tornar a nossa cena mais realista.

Assim temos o nosso objeto pronto para começar a filmar. Primeiro foi necessário remover todas as peças do cenário. Escolhi a coordenada de onde queria que cada peça surgisse no video e digitei um número maior para que as peças se afastassem da cena. Liguei o AutoKey e coloquei a câmera como pretendia e, na secção das layers, seleciono uma peça de cada vez e substituo a coordenada que alterei pela coordenada inicial. Isto enquanto movo a câmera de modo a obter a montagem e planos de vídeo que planeei estratégicamente.

Por fim coloquei alguns sons, em Graph Editors - Track View - Dope Sheet. Renderizei o video para depois inserir no OpensShot com duas capas que elaborei também previamente. Assim concluimos e obtemos o vídeo final como podemos ver abaixo.












Ficheiro 3D Max:


Video Montagem Pormenor: Banco de Igreja