Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa
Ana Margarida Bregieiro | 20191168
2022/2023 | Turma 3D







Aula 8 - 25/04/2023



Na presente aula elaborámos um loft igual ao que havíamos feito na aula passada, porém neste exercicio atribuímos um material ao mesmo. Para elaborar o loft fizémos exatamente como o anterior, desenhamos um retângulo com dimensões aleatórias e com o auxilio do Snaps, acionando o Pivot, desenhámos linhas para formar um arco a partir do centro do retângulo. Em compound objects, loft, selecionámos Get Shape para, como o nome indica, as linhas ganharem forma. Em Material Editor selecionamos Scanline - Standart Legacy. Após isto optamos por Defuse - Bitmap que nos direciona às pastas do computador, de onde exportamos uma textura anteriormente escolhida no site Sketchup Textures. Quando temos o material no godé de Material Editor, mudamos a forma circular deste para a forma de um cubo, e selecionamos o loft e o comando Assign Material to Selection. Este não transfere a textura real para o loft de imediato pois não tem a escala correta, alteramos esta escala em Modifier List - UVW Map.





Este exercicio começa com a conceção de uma forma semelhante à do exercicio anterior. Depois, em Views - Viewport Configuration exportamos o que será a foto de fundo da forma elaborada posteriormente, imagem esta que havia sido fornecida pelo docente em aulas anteriores. Em Rendering e com o auxilio dos godés do Material Editor permitimos que a imagem seja corretamente produzida, mais tarde, no render. Com os comandos Orbit e Pan ajustamos a forma, movimentando e girando a mesma, já com o comando Perspective Match ajustamos a forma à perspetiva da imagem, para que fique devidamente inserida na imagem de fundo. Com auxilio do Material Editor atribuimos material de betão polido, já existente no software, à forma. Este método é semelhante ao que fizémos anteriormente para atribuir textura, muda somente a fonte do material. Feito isto ativamos Arnold Lights para inserir uma luz, que ajustamos (distância, intensidade e exposição) de forma a ficar o mais natural possível. Por fim criámos um plano, para "dar pavimento" à forma e para ajustarmos as sombras projetadas da mesma.



Para terminar a aula demos inicio a um novo exercicio, ainda no software 3D Max. Começámos por desenhar uma box com comprimento de 3 metros, largura de 6 metros e altura de 4 metros. Ao carregar no botão direito do rato aparecem várias configurações das quais escolhemos Convert to Poly, dentro deta optamos por faces e selecionamos a face frontal da box desenhada e deletamos, obtendo assim o edificio pretendido. À frente do mesmo senhamos outra box, com 35 centimetros de espessura, 6 metros de largura e 4 metros de altura. Com auxilio do Snaps - Endpoint movemos esta box, que será a parede da fachada do edificio, para junto da outra box. Para definir o vão da porta desenhamos outra box com comprimento de 1 metro, largura de 90 centimetros e altura de 2 metros. Para subtrair esta box da parede e criar o vão selecionamos a parede, vamos a Compound Objects onde selecionamos Boolean e Subtract, em Add Operants selecionamos a box da porta e obtemos o vão como pretendido. Desenhamos uma última box, com 5 centimetros de espessura, 90 centimetros de largura e 2 metros de altura, para fazer a porta que irá encaixar no vão anteriormente realizado. Para criar um texto, nome do bar, vamos a shapes/splines e selecionamos text, na vista front. Feito isto escrevemos o texto pensado, no nosso caso foi "Turma D 2023" e posicionamos na fachada do edificio. Para tornar o texto num objeto é necessário fazer loft, começamos com auxilio do snaps para fazer uma linha em quadricula de 5 centimetros e depois em Compound Objects - Loft selecionamos Get Path, com texto selecionado, e assim obtemos espessura no texto. Em Modifier List - Bend alteramos os ângulos e deformamos o texto, deixando-o curvo e para terminar a aula atribuimos material à parede, como aprendemos anteriormente.







Ficheiros Autocad e 3D Max:

Exercício 10 - Loft 3D Max
Exercício 11 - Loft Com Fundo 3D Max
Exercício 12 - Bar 3D Max