Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa
Ana Margarida Bregieiro | 20191168
2022/2023 | Turma 3D







Aula 3 - 07/03/2023



Na terceira aula demos continuidade ao poliedro que deixámos por concluir na última aula e demos início a outros poliedros, dentro do exercício 2. Demos inicio, ainda, ao terceiro exercício, elaborando um dado com novos comandos.

À semelhança dos outros poliedros utilizamos comandos como Circle e Align, de modo a inclinar o triângulo previamente desenhado. De seguida, utilizamos o comando ArrayClassic onde alteramos algumas definições para, de certo modo, copiar o triângulo para os restantes lados do quadrado base. Assim obtemos um género de pirâmide que duplicamos com o comando Mirror e digitando "No" quando este nos questiona se queremos apagar o desenho de origem, fazendo assim um espelho da pirâmide original para a sua base. Desta forma obtemos o Octaedro, como podemos observar no gif abaixo.



Seguimos com o Dodecaedro, para o qual começámos por desenhar 3 pentágonos com o auxilio do comando Polygon. De seguida, com recurso a linhas e circulos auxiliares, e ainda o comando Align, inclinamos dois pentágonos e duplicamos os mesmos para as restantes faces do pentágono central, utilizando o comando ArrayClassic. Utilizamos o comando Copy, para copiar a forma a que chegámos, e com o auxilio dos comandos UCS, Rotate e Orbit conseguimos rodar o objeto copiado, obtendo assim duas formas espelhadas compativeis que acabamos por juntar e criar o Dodecaedro pretendido. Por fim utilizamos o comando Region para colorir o poliedro.



Para terminar o exercício 2 elaborámos um Hexaedro, que tem, na sua concepção, alguma semelhança com o Dodecaedro. Iniciamos , mais uma vez, com o comando Polygon para desenhar um pentágono e, dentro deste, desenhamos algumas linhas auxiliares. De seguida copiamos o desenho obtido, rodamos o mesmo a 36º com auxilio do comando Rotate, e sobrepomos os pentágonos pelo centro dos mesmos. Numa dos lados do pentágono original, utilizando o comando Polygon, desenhamos um triângulo que, como temos visto nos outros poliedros, iremos inclinar recorrendo a linhas e círculos auxiliares, o comando Align e UCS. Eliminamos o pentágono copado e as linhas auxiliares para depois copiar o triângulo para os lados restantes, com o auxilio do comando ArrayClassic. Afastamos esta forma e através do comando Polygon voltamos a desenhar um pentágono, e ainda com este comando desenhamos dois triângulos, com um vertice direcionado para o interior deste pentágono. Utilizando linhas e círculos auxiliares, o comando Align e UCS inclinamos estes triângulos, que copiamos para as restantes faces com o comando ArrayClassic. Assim obtemos uma pirâmide pentagonal que movemos para a face superior da forma que há pouco afastámos. Copiamos esta forma peculiar e, alterando a origem do UCS e utilizando o comando Mirror, espelhamos a cópia que mais tarde encaixamos na forma original. Por fim utilizamos o comando Region para colorir este Hexaedro final.



Por fim, demos inicio a este terceiro exercício que consiste em elaborar um dado. Começámos por definir um cubo através do comando Box. Desenhámos, na base superior, 6 linhas auxiliares (3 horizontais e 3 verticais), com o comando Xline. Estas linhas criaram 9 pontos nas suas interseções, nos quais desenhamos "esferas" com o comando Sphere. Utilizamos o comando Group e Subtract para extrair estas esferas e deixar apenas a sua forma na superfície deste cubo.







Ficheiros Autocad:

Exercício 2 - Cubo, Tetraedro, Octaedro, Dodecaedro e Hexaedro
Exercício 3 - Dado