2021/2022
Prof. Sofia Machado Santos

Naísa Pinto
20181218
MiArq3E

Aula 5 - 18/03/2022

SUMÁRIO

- Análise crítica de abordagem a um terreno;
- Modelação de uma parte do terreno.

É importante aprendermos a modelar um terreno e a realizar a implantação de edifícios no mesmo (o que pode ser complicado porque não existe nenhum terreno completamente plano).



O Terreno que abordámos, localiza-se na área de Sete Rios, em Lisboa, num espaço definido a nordeste pela Estrada de Benfica e Praça Marechal Humberto Delgado a sudoeste pela Estrada de Benfica/Rua das Furnas. Antes de o modelar, realizámos uma análise crítica de abordagem ao terreno, determinámos até onde íamos modelar e elementos importantes como o Viaduto e o jardim Zoológico.



Através de uma cartografia de Sete Rios (ficheiro DWG), começámos por selecionar a área onde pretendíamos trabalhar. Utilizando o comando,COPY BASE, copiámos a área selecionada para um novo desenho dwg.



Limitámos a área com um quadrado de 500x500. Com a ajuda do TRIM eliminámos o que ficava fora dos limites do quadrado desenhado.



Com isso feito, passámos à limpeza do terreno através dos LAYERS existententes (Sistematização e Limpeza). Renomeámos os Layers que correspodiam a elementos essenciais, como: Passeios, Edifícios, Curvas de nível, Pontos no espaço, o Viaduto, o limite do zoo, etc... e deixámos os mesmos ligados e o resto congelámos. Também criámos novos layers, correspondentes aos elementos para modelar no terreno.



Começámos com o Jardim Zoológico por ser a maior massa do terreno e como é uma parte do terreno que não vai ser modelada, decidimos fazê- lo através da triangulação - com o 3DFACE, ligando os pontos no espaço.



Também modelámos parte do passeio que contorna o Zoo. Para isso, criámos pontos de 25 em 25 ou 27 ou 27 metros no limite do zoo, de seguida, copiámos esses pontos perpendicularmente ao limite do passeio e desenhámos POLYLINES para ligar os pontos respetivamente, assim, criámos uma espécie de curvas de nível para as podermos ligar com o RULESURF, para isso aplicámos as elevações certas nas polylines e colocámos os pontos no seu local certo em Z (com base nos dados dos pontos existentes).



Para finalizar desenhámos o lancil do passeio com 10cm de altura, com o 3DFACE utilizando 4 pontos.


Voltar a Página Anterior