2021/2022
Prof. Sofia Machado Santos

Naísa Pinto
20181218
MiArq3E

Aula 4 - 11/03/2022

SUMÁRIO

- Continuação da exploração da modelação tridimensional e dos seus comandos - LOFT, SWEEP, RULESURF;
- Início de um exercício de modelação de terreno.

Esta aula foi dedicada à elaboração de várias experiêcias de modelação de objetos diferentes com os novos comandos apresentados, para entendermos as diversas possibilidades que estes oferecem.



O primeiro exercício teve como refeêcia a "Hearst Tower" dos arquitetos Foster + Partners, nos EUA. Utilizámos a sua forma como referêcia para experimentar o comando LOFT. Começámos por criar as bases, para de certa forma representar a forma de algumas secções do edifício, uma de forma chanfrada e outra de forma retangular.



Desenhámos uma circunferência ( em 400,20 com 15 de diâmetro ) para auxilixiar no posicionamento das formas retangulares e chanfradas. Atribuímos 40,30 ao retângulo. A partir de uma cópia do retângulo, fizémos um OFFSET de 5 para o seu interior. No retângulo menor, deixámos os cantos chanfrados, para obter uma figura fechada utilizámos o comando BOUNDARY.



Movemos a figura obtida para o centro da circunferência e do retângulo. Com as formas principais já bem posicionadas, copiámos as formas na direção de Z de 10 em 10m. Com isso feito experimentámos o comando LOFT ( Mode - Surface).



De seguida, fizémos outros testes com o comando LOFT usando formas diferentes como secções. O comando tem a possibilidade de fazer objetos sólidos ou ocos ( apenas a superfíe ).



O próximo comando de modelação foi o SWEEP. Utiliámos o edifício Galaxy SOHO de Zaha Hadid, na China como refeêcia para fazer testes com o comando.



No plano XY, desenhámos um perfil para representar uma espécie de galerias, dentro de um quadrado em 500,50 com @50,50. Durante a criação do perfil, também nos foi apresentado o comando STRETCH. Depois de ter o desenho desse perfil feito, utilizámos uma POLYLINE para criar uma linha fechada, pois só assim conseguimos utilizar o comando SWEEP, tal como outros comandos de modelação. Alterámos o sentido dos eixos através do UCS, para podermos rodar a figura obtida no plano XY.




A partir do momento em que criámos o perfil, usámos o SWEEP em caminhos diferentes, como elipses, partes de elipses e polylines ( curvas ).




SWEEPs com um perfl diferente.



Iniciámos a simulação da modelação de um terreno, para experimentar o comamndo RULESURF. Começámos o exercício com um quadrado em 750,20 com @50,50. Marcámos polylines aleatórias nesse quadrado, cada uma delas representa uma curva de nível diferente. Eliminámos, o excesso das linhas com o TRIM. Transformámos as polylines em linhas curvas. Colocámos elevações de 1 em 1 a cada linha.



Por fim, utilizámos o comando RULESURF para acabar pequeno terreno.


Voltar a Página Anterior