2021/2022
Prof. Sofia Machado Santos
Naísa Pinto
20181218
MiArq3E
Aula 3 - 04/03/2022
SUMÁRIO
- Revisão das transformações geométricas elaboradas na aula anterior;
- Revisão do UCS - Eixos;
- Introdução de mais comandos de modelação tridimensional.
Nesta aula continuámos a exploração de comandos de modelação de sólidos, foi dada mais atenção ao
comando UCS ( UCS 3P para a alteração dos eixos, pois um plano pode ser fomado po 3 pontos), só é possível desenhar xy.
Começámos por desenhar um retângulo ( 50,15 ), ao qual fizémos um OFFSET de 0,5 no seu interior.
Fizémos uma extrusão ( EXTRUDE ) em Z de 20 no retângulo e outra extrusão maior no retângulo menor. Com o SUBTRACT vazámos
o sólido.
Visto que só é possível desenhar em planos diferentes com a linha ( LINE ), desenhámos uma para nos servir de referêcia na
alteração da posição dos eixos, pois só podemos desenhar em XY.
Com os eixos já deslocados, tornou-se possível desenhar e modelar num plano inclinado, desenhámos uma POLYLINE, formando um retângulo
no qual fizémos outro OFFSET de 0,5 para ser possível vazar o próximo sólido.
Procedemos à extrusão dos dois retângulos inclinados, depois subraímos o paralelipípedo menor.
De seguida passámos à exploração de formas de eliminar o excesso de matéria que resultou da junção dos dois sólidos.
Experimentámos subtrair ( SUBTRACT ) e fatiar ( SLICE ). Voltámos a UCS World assim que parámos de trabalhar no plano inclinado.
A próxima experiêcia foi a criação de um modelo do edifício "Niteroi" de Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro.
Serviu para nos introduzir a mais um comando de modelação, o REVOLVE.
Começámos por inserir uma imagem no template com o comando ATTACH ( que serve para inserir outros ficheiros no desenho ).
Utilizámos um quadrado situado em 250,20 com @200, 200 ( coordenada relativa ), como referêcia. A imagem que usámos foi um corte do edifício.
Depois colocámos o a imagem à escala, aproximadamente,( com o comando SCALE ) com a ajuda de linhas auxiliares, no caso atrímos 50 de diâmetro e 22 de altura
ao edifício.
Usámos a POLYLINE (Line e Arc) para contornar metade do desenho de forma a criar linhas fechadas ( a figura foi dividida em partes) e cri;ámos´um eixo,
para conseguirmos utilizar o comando REVOLVE ( 360 ). Também fizémos uma layer diferente para o vidro por razões estéticas.
Para suavizar a suavizar a superfície do objeto, utilizamos os comandos: ISOLINES ( 72 ), SURFTAB1 ( 72 ) e SURFTAB1 ( 72 ).
Para terminar e para praticar um pouco mais com a ferramenta UCS, alterámos os eixos para rodar ( ROTATE ) o objeto, voltámos a UCS World depois da
alteração.
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