2021/2022
Prof. Sofia Machado Santos

Naísa Pinto
20181218
MiArq3E

Aula 2 - 25/02/2022

SUMÁRIO

-Revisões do Autocad ( comandos, organização da barra de ferramentas e do template ) e entidades geométricas ( ponto, linha, plano, polígonos);
-Elaboração de Transformações geométricas - Desenho de sólidos ( Pirâmide/ Tetaedro ).

Nesta aula foi feita uma introdução ao desenho 3D no Autocad, para tal, foram apresentados alguns comandos para nos auxiliar. Aprendemos a importância dos conceitos: Sistematização, Rigor ( Controlo de dados), Limpeza ( não deve existir nada a mais do que é esssencial ) e sobre a utilidade deste tipo de software como um simulador do que estamos a construir: permitem-nos simular dados.
Outro objetivo da aula foi a entender o conceito de coordenadas:
Coordenadas Absolutas - São marcadas relativamente á origem ( 0,0,0 );
Coordenadas Relativas - São marcadas relativamente qualquer outro ponto que tenha sido defenido.



Começámos por configurar a área de trabalho, a barra de ferramentas, o estilo do ponto ( através do comando DDPTYPE) e os layers.


Marcámos 3 pontos ( POINT ), estes foram colocados com coordenadas que nos foram fornecidas, dois deles localizados apenas em xy. Utilizamos o comando REGENE para equilibar os pontos.



Com o 3DFACE unimos os pontos ( Pois um deles não se encontrava em xy), formando assim um plano,e finalizámos a superfíe com SHADE.



De seguida iniciámos a construção do primeiro sólido - um Tetraedro/ uma Pirâmide de base triangular. Criámos um círculo ( CIRCLE ), que foi dividido em 3 partes ( com o DIVIDE ) de forma a criar um triâgulo equilátero, desta vez fechámos a superfície com uma POLYLINE, finalizando com SHADE.



Fizémos uma cópia ( COPY ) da superfície triangular e foram demonstradas duas formas de unir as arestas dos 2 triâgulos:



- Alinhar - ALIGN ou Mover e Rodar - MOVE e ROTATE



As linhas auxiliares marcadas, ajudaram-nos a a criar um plano auxiliar.



Utilizando o plano como referêcia, alterámos a UCS ( Unite Coordinate System), mudando assim a posição dos eixos x,y,z, para podermos trabalhar noutro plano,e nessa superfície, marcámos uma circunferêcia.



Depois de localizar o Ponto de rotação comum, descartámos o plano aulixilar e rodámos uma das superfíes triangulares. Tendo isso feito, voltámos a UCS World, a origem.



Para acabar o sólido, utilizámos o comando ARRAY Polar ( pode fazer cópias em volta de um eixo ).



Outra experiêcia que fizémos, foi trabalhar num sólido maciço em vez de trabalhar com uma planificação ( que é apenas uma espécie de "casca" ), para isso marcámos um retângulo, nas coordenadas 150,20, com 50,15 e depois utilizámos o comando EXTRUDE, atribuindo 15 de altura.



De seguida fizemos testes com outras ferramentas de modelação tridimensional, como: o SLICE, que serve para fatiar e o UNION, que serve para unir, neste caso, juntar duas partes outra vez.



Para ver interior do sólido, alterámos o Estilo Visual para WIREFRAME VIEW, utilizámos o comando OFFSET com 1 de distâcia para dentro da base do paralelipípedo. Depois de usar o EXTRUDE no retângulo menor com uma altura superior á do paralelipípedo original, vazámos o sólido com o comando SUBTRACT ( selecionando primeiro o elemento que queríamos manter, e depois o que queríamos eliminar).



A próxima experiêcia consistia em criar aberturas na figura, utilizámos um retângulo que extrudimos para criar outro paralelipípedo.



Com o ARRAY Rectangular, muliplicámos este paralelipípedo para todas as linhas e colunas desejadas.



Por fim, criámos vãos na figura, utilizando o SUBTRACT para subtrair os múltiplos paralelipípedo criados.


Algo que foi deixado na claro na aula foi o facto de o Autocad ser uma ferramenta de execução e não de pensamento.


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