2021/2022
Prof. Sofia Machado Santos

Naísa Pinto
20181218
MiArq3E

Aula 10

SUMÁRIO

- Início do Rendering no 3D Studio Max.

Mais uma vez foi mencionada a importância da SISTEMATIZAÇÃO, do RIGOR e da LIMPEZA. Não deve existir mais do que é essencial (linhas soltas, objetos repetidos e sobrepostos). Deve haver organização no trabalho, cada objeto deve estar no devido layer. Os objetos devem estar geometricamente certos. Se formos organizados, a possibilidade de existir erros é menor. Esta aula refletiu bastante estes princípios (mais especificamente, na importação do ficheiro DWG).



Voltámos ao ficheiro DWG do apartamento, para garantir que tudo estava no devido lugar e para apagar tudo o que não fosse necessírio ou estivesse incorreto. Utilizámos os comandos PURGE, AUDIT e OVERKILL para nos assegurarmos que deixívamos o desenho limpo, estes comandos apagaram linhas, blocos, layers, etc... que não estavam a ser utilizados. É importante o trabalho não tenha erros, para não termos complicações com o 3D Studio Max (por já ser complexo). Também movemos o apartamento para 0,0,0. Outra opçção que nos foi sugerida pela professora, em último caso para apagar layers a mais, foi o MERGE, que junta 2 layers e os seus objetos.


De seguida passámos para o 3DSMax, onde trabalhamos com 4 vistas: de topo, lateral, frontal, perspetiva. Organizámos as predifinições para Importarmos o DWG: Units (para as unidades coinciderm com as do ficheiro DWG) e Import Options. Fomos bastante rigorosos na importação para não haver erros.


Inserímos uma Câmera para a podermos posicionar num local que nos agradasse (no interior da sala).


Para facilitar numa fase inicial, atribuímos um material de tinta branca matte a quase todos os layers e criámos um material próprio para os de vidro.


A professora apresentou-nos sites online que providenciam objetos, neste caso mobília. O site que utilizámos foi o "archive3d.net", também aprendemos critérios que podemos usar ao escolher os objetos a baixar. Nesta aula apenas importámos um objeto, para fazermos uma experiência (Sofá). O objeto tinha vários componentes incluindo a sua prápria Câmera (que eliminámos), portanto fizémos um grupo para os organizar.


No Render Setup organizámos as definições, o motor de rendering é o Arnold. Uma opção que é importante que esteja ligada é a "Legacy 3ds Max Map Support".


Por fim começámos a explorar a Luz.


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