2022/2023
Docente: Nuno Alão

Naísa Pinto
20181218
MiArq4E

Aula 9 - 17/11/2022 (suplementar)

- Continuação da elaboração de exercícios no Rhino - Conchas Bivalves;
- Modelação de uma Concha no Grasshopper.

CONCHAS BIVALVES - RHINO
VIEIRA
Desenhar RECTANGLEs - auxiliares.




Desenhar ARC e uma ELLIPSE. TRIM a elipse..




Com LINEAR DIMENSION, colocar Cotas.




Devidir o arco em 25 partes iguais com DIVIDE.
CIRCLE de 2 pontos, usando os pontos criados como referêcia.
Copiar a mesma circunferência ao longo do arco com ARRAY POLAR 26x em vez de 25x, para que elas não fiquem com tamanhos diferentes. DELETE o elemento que ficou a mais
TRIM alternadamente as circunferências, usando o arco como linha de corte. FILLET ambos os lados da figura.




Desenho da Diretriz 1 - EXTEND, CIRCLE e TRIM.
Desenho da Diretriz 2 - LINE (VERTICAL, Comprimento=5), LINES, CONIC.




SWEEP 2 RAILS




Para fazer a parte inferior da concha: COPY, ROTATE3D (180º), MOVE.






OSTRA
Desenho de Retângulos auxiliares. Criar ARC e ELLIPSE com referência nos Retângulos auxiliares. TRIM o excesso. Fazer JOIN.




Criar as linhas que vão auxiliar no desnho das diretrizes.
Com SPIRAL (Around Curve, 10 Turns) geramos as Geratrizes.




Diretriz 1 - CIRCLE (vertical, 2 pontos), SPLIT (mantendo ambas as partes).
Diretriz 2 - CONIC e MIRROR.
SWEEP 2 RAILS a ambas as geratrizes, JOIN os 2 elementos criados. E repetir o processo para a parte inferior da concha.
Para abrir a cocha, usar o ROTATE3D, com um ângulo à escolha.




Executar outro SWEEP 2 RAILS, para fazer a outra parte da concha, desta vez, usando as diretrizes inferiores e JOIN.






CARAMUJO - GRASSHOPPER














Voltar a Página Anterior