2022/2023
Docente: Nuno Alão

Naísa Pinto
20181218
MiArq4E

Aula 3 - 04/10/2022

- Introdução ao Rhino.
- Elaboração de exercícios no Rhino.


Iniciamos a aula com uma introdução geral ao Rhino. De seguida, começamos a fazer o primeiro exercício.

CUBO TRUNCADO A 1/3 DA ARESTA
Escolhemos os templates adequados aos exercícios e organizamos os Layers.




Editamos a letra, no comando TEXT OBJECT, para nomearmos os sólidos.




Desenhamos um quadrado (RECTANGLE) de 20x20 e extrudimos 20 com EXTRUDE, criando um cubo.




Marcamos 3 pontos ao lado de um vértice com 1/3 da aresta do cubo, com a ajuda de circunferências (CIRCLE), mas o comando DIVIDE também funcionaria. Passamos uma POLYLINE pelos pontos, e usámos o comando MIRROR para colocar este triâgulo em todos os vértices do cubo, estes serviram de Planos secantes. Para explodir os vértices usamos o WIRECUT.




Para finalizar, movemos o sólido que resultou do processo (MOVE), o cubo truncado.




CUBO TRUNCADO DUAL
O próximo exercício, consistia em fazer o Dual do Cubo Truncado. O Dual desenvolve-se dentro ou fora de outro sólido, os seus vértices estão sempre nas faces do outro. Então fizemos uma cópia (COPY) do Cubo Truncado. No menu inferior, deixamos apenas o "Center" ativo, com POLYLINES ligamos 3 faces de cada vez, pelo centro de cada uma (estas faces têm de ser adjacentes), até formar uma piramide triangular, que é apenas uma parte do Dual.




Fizemos um MIRROR da piramide, e aplicamos um ARRAY POLAR (360°) para terminar a figura.




DODECAEDRO TRUNCADO 1/4 DA ARESTA
Iniciamos o prsóximo exercício, com 3 pentágonos, marcamos linhas auxiliares para nos ajudar a rebater um dos pentágonos. Para o rebatimento, criamos duas circunferências verticais, a interseção das duas, foi o ponto de chegada de um dos vértices do pentágono, quando o rodamos com ROTATE3D. Com o pentágono na posição correta, efetuamos um ARRAY POLAR. Recorremos ao comando PLANAR CURVES, para visualizar melhor o objeto. Espelhamos (MIRROR) ou copiamos (COPY) e rodamos (ROTATE3D) o objeto para fechar o dodecaedro. Finalizamos a aula com a divisão das arestas do dodecaedro em quatro partes, com DIVIDE.




Voltar a Página Anterior