Superfícies




Para estudar a textura/superfícies que são possíveis de ser feitas no AutoCad, foram feitos dois testes na mesma página:


- A Metade dos Ovos:


Metade dos Ovos é apenas uma pequena comparação ao resultado final do exercício, devido ao facto de ter sido feito um meio volume elíptico. Para tal criou-se um círculo com coordenadas 0,0,0 e raio 1, seguido de alguns pontos, linhas e círculos auxiliares, que foram usados para determinar a linha final do volume.

Depois da linha feita, copiou-se a mesma de forma a ter um modo de comparação entre as duas técnicas usadas, sendo a primeira fruto do comando "Revsurf", que queria uma superfície consoante os valores atribuídos aos comandos "Surftab1" e "Surftab2", que no caso foram 4/4 na primeira tentativa e 16/16 na segunda.

Após o resultado obtido, usou-se o segundo processo no segundo volume, consistente no comando "Revolve", responsável por criar automaticamente uma superfície lisa, originado assim o volume final que segundo o estudo feito deu para compreender que foi um melhor resultado que no primeiro processo.


- As Espirais:


Com apenas a criação de dois círculos - com coordenadas 0,0,0 e raio 1 e outro de 0,0,0 e raio 5 - criou-se uma espiral com a ajuda de duas linhas auxiliares, provenientes de um lado máximo do círculo exterior, tangentes ao círculo interior e com 10 de altura. Copiou-se o resultado obtido para ter três exemplos finais, sendo que o primeiro foi criado com recurso do comando "ArrayClassic", com ponto origem no centro dos círculos e com 180 repetições das linhas auxiliares.

O segundo e terceiro processos foram feitos a partir dos comandos "Surftab1/2", "Revsurf", "ConvertoSurf" e "SmoothMeshConvert", sendo que estes dois últimos são responsáveis por transformar consoante um valor atribuído a "SmoothMeshConvert", que no caso foram 3 e 0 respetivamente a cada exemplo, a superfície pouco lisa, numa superfície mais perfeita.