Secções




Foram realizados três tipos de secções neste exercício, com diferentes formas e progressos, portanto a explicação para cada caso é:


- Cone:


No caso do cone pretendia-se criar o conjunto de secções que nele eram possíveis, ou seja o círculo, a elipse, a parábola e por fim a hipérbole.

Portanto começou-se por inserir dois cones com as coordenadas 5,5,0 e 5,5,20, com 5 de raio e uma altura de 10 e -10, respetivamente. Depois dos cones feitos e após a mudança do UCS, criou-se as secções com o comando "Section", com as coordenadas:

- Círculo: Eixo XY, 0,0,3;

- Círculo: Eixo XY, 0,0,3;

- Círculo: Eixo XY, 0,0,-3;

- Círculo: Eixo YZ, 2,0,0;


- Cubo Hiperbólico:


Primeiro fez-se o cubo com as coordenadas 0,0,0 e 10,10,10, em seguida com a ajuda de um novo UCS fez-se um rectângulo pela diagonal do cubo, que será o plano base auxiliar para fazer as secções no cubo.

Depois com o comando "Plan" mudou-se a perspetiva, para em seguida trabalhar sobre o rectângulo. Adicionou-se linhas e círculos auxiliares, para que fosse possível determinar a linha da hipérbole. Em seguida apagou-se todas as linhas auxiliares e usou-se o comando revolve para criar o volume que irá formar o cubo hiperbólico.

Com o cubo e o volume, copiou-se o mesmo volume para todas as faces do cubo, para depois usar o comando "Subtract" de forma a criar, por fim, o cubo hiperbólico.


- Rampa:


Por último temos a rampa que vai ser feita a partir da subtração do cubo, incialmente feito, e dois conjuntos de planos localizados dentro do cubo.

Para o cubo, usou-se o comando "Box" com as coordenadas 0,0,0 e 10,10,10. Depois, com o comando "Helix", criou-se a espiral dentro do cubo, que dará resultado à rampa, com as coordenadas 5,5,0, 4.5 de raio tanto em cima como em baixo, 10 voltas e 10 de altura. Depois na ponta da espiral fez-se um círculo, de 0.3 de raio, para criar o volume, com o comando "Extrude-Pass", até à base da mesma.

Por último criou-se um volume através do comando "Circle" e "Extrude" em volta da espiral, de forma a que no fim fosse possível fazer o subtract criando assim a rampa dentro do cubo.