Xadrez




O exercício Xadrez consiste na criação de um volume, semelhante ao tabuleiro usado no jogo clássico, em formato DWG.


Deu-se início ao exercício com a atualização da janela de trabalho da página do AutoCad, a fins de melhorar a perpspetiva sobre as ações feitas ao longo do exercício.

Para tal acedeu-se à janela de edição da página do AutoCad através do comando "vports", seguido do selecionamento three:Right para abrir três perspetivas na área de trabalho.

Em seguida, ainda na mesma janela "vports", na secção "setup" selecionou-se a opção 3D e por fim selecionou-se a perspetiva da direita (perspetiva tridimensional) e escolheu-se a opção "conceptual" na secção "visual style".





Procedeu-se para a criação de dois novos "layers" - Brancas e Pretas (cujas cores foram uasadas branco e preto, respetivamente) - para a representação dos quadrados pretos e brancos do tabuleiro do jogo, deixando a layer "Brancas" ativa. Continuamente criou-se o primeiro volume (cubo do tabuleiro), através do comando "Box", seguido das coordenadas 0,0,0 e 1,1,1.

Com o primeiro volume feito, usou-se o comando "copy (all)", selecionou-se um dos vértices do volume com as coordenadas 0,0 e criou-se um novo volume nas coordenadas 1,1. Em seguida usou-se o comando "Mirror (all)", escolheu-se o primeiro ponto do comando (1,0) e finalizou-se com a seleção do eixo com as coordenadas @0,1, para criar mais dois volumes espelhados aos dois anteriores.


Depois de mudado o layer de dois dos quatro volumes feitos (volumes opostos) para a layer Pretas, através da comando CHprop, acedeu-se a uma nova janela, através do comando ArrayClassic, para a finalização do tabuleiro. Na janela, em ambas as opções "Row-Offset" e "Collumns-Offset" mudou-se os valores para 2, terminando com a seleção dos quatro volumes anteriormente feitos, com a opção "select objects", confirmando através do comando "OK".