Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa





Mestrado Integrado em Arquitetura





Décima aula: 27 abril 2023





Continuação da realização do exercício da UHouse no programa 3DS Max;






Retomando onde se ficou na aula passada, em primeiro lugar ajustámos as definiçõos de renderização e ferramentas a usar;
1°: Render Setup > (certificar que se encontra/alterar para Scanliner Renderer);
2°: Snaps Toggle > (modificar/ativar as ferramentas precisas de trabalho);
3°: na lateral direira do ecrã: Command Panel > Snaps (ativar);
Após essas alterações, fechar o programa, para ter a certeza que são cumpridas as alterações efetuadas;


Reabrir o ficheiro anteriormente aberto (ficheiro .lsp da UHouse), introduzindo já um plano base, que renomearemos como "LOTE";


Em seguida, de modo a conseguirmos uma imagem perspética do interior da habitação em questão, auxiliamo-nos de colocar uma câmara num ponto estratégico;



De modo a obtermos um render mais percetivél, decidímos colocar um ponto de luz artificial, a uma altura qualquer (barra lateral direita do ecrã, escolher a lâmpada > Omni > renomear "LUZ");
De modo a obter o resultado acima apresentado;


Também mexemos nas definições dos materiais (Materials (M) > Material Editor > (criação de "layers" respetivamente ao pavimaneto e paredes));
Nesta parte podemos alterar tanto a cor, como a textura do material de ambos os componentes contrutivos;