Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa





Mestrado Integrado em Arquitetura





Quinta aula: 16 março 2023





Continuação da realização do 3° exercício no AUTOCAD: construção de diferentes secções cónicas (Círculo, Elipse, Parábola e Hipérbole), tendo como base dois cilindros conectados pelo seu vértice superior.
Neste exercício usámos os seguintes comandos: SECTION, UCS, REVOLVE, SPLINE e EXTRUDE.




(Secção cónica: Círculo)
Usando o UCS na posição original, usamos o comando SECTION, com as coordenadas fornecidas em aula (0,0,2), obtendo assim a nossa secção circular.




(Secção cónica: Elipse)
Usando o UCS com uma posição seguindo agora uma geratriz do sólido em trabalho, usamos o comando SECTION, com as coordenadas fornecidas em aula, obtendo assim a nossa secção elíptica.




(Secção cónica: Parábola)
Continuando com o UCS seguindo uma geratriz do sólido em trabalho, mas deste modo a obter a nossa secção de corte paralela a esta, usamos o comando SECTION, com as coordenadas fornecidas em aula, obtendo assim a nossa secção parabólica.




(Secção cónica: Hipérbole)
Para a nossa última secção cónica deste exercício, redirecionámos o UCS perpendicularmente aos nossos sólidos, de modo ao introduzir o comendo SECTION, com as coordenadas citadas, esta cortásse ambos, obtendo o resultado final acima, a nossa secção hiperbólica.




(Figura Tridimansional: Hiperbolóide)
Tirando partido da nossa última secção elaborada, a hipérbole, decidimos aprofundar mais a forma, tornando-a, numa hiperbolóide, ou pudendo ser uma asa de uma caneca;
Para este resultado, auxiliei-me de uma linha auxiliar, conectada em amboos os extremos da hipérbole, que por sua vez a dividi ao meio, com outra, sem dimensão precisa, que virá a ser o meu eixo auxiliar de rotação;
Em seguida, selecionei ambos os extremos do eixo auxiliar de rotação, introduzindo o comendo REVOLVE, com o valor de 180°, de modo a finalizar o exercício, chegando ao resultado final acima.
(P.S: Para uma melhor perceção da figura, coloquei a mesma no modo realístico)




(Figura Tridimansional: DESCONHECIDA)
Ainda no segmento acima, das figuras tridimensionais, e introduzindo mais dois comandos, foi-nos proposto pelo professor a criaçáo de uma figura ao calhas;
Pegando na secçáo parabólica acima realizada, e auxiando-me do comando SPLINE, criei uma linha curva, que viria a ser o caminho pela qual a linha secção iria percurrer;
O comando EXTRUDE, veio dar o volume na minha criação, como o próprio nome indica, extruturando-a.
(P.S: Para uma melhor perceção da figura, coloquei a mesma no modo realístico)


Ficheiro exercício 3




Realização do 4° exercício no AUTOCAD: construção de um dado de jogo.
Neste exercício usámos os seguintes comandos: BOX, XLINE, OFFSET, SPHERE, ARRAYCLASSIC, ALIGN, UNION, SUBSTRACT E FILLET.

Num novo ficheiro AUTOCAD, começamos por introduzir o comando BOX, com as cordenadas (0.0,10,10,10) fornecidas pelo professor, de modo a construir o nosso volume cúbico.




Usando o comando XLINE, delineámos cinco linhas auxiliares, na base inferior do cubo, uma em cada aresta do mesmo. Centralizando as outras destas, com o auxílio do comando OFFSET, com o espaçamento de 2,5;




Tendo como base a extruturação desmontada de um dado de jogo, usámos o comando SPHERE, com diâmetro de 1, tendo como centro da mesma, a interseção das linhas auxiliares;




Com o comando ARRAYCLASSIC, multiplícamos as esferas da fase inferior, introduzindo os valores acima apresentados nas definições do mesmo.




Auxiliando-me do comando ALIGN, para a finalização de todas as fases do volume, obtive o resultado acima visualizado. Utilizando o comando UNION, uni o volume cúbico com as esferas elaboradas.




Com o comando SUBTRACT, e desligando a layer que contém o volume cúbico, para uma maior facilidade, subtraí do meu volume unificado, as esferas, resultando o cubo de jogo, acima elaborado. Para finalizar, com o comando FILLET, e selecionando todas as arestas do mesmo, coloquei um arredondamento de 0,5, ficando com o resultado final acima.
(P.S: Para uma melhor perceção da figura, coloquei o mesma no modo realístico)


Ficheiro exercício 4




Realização do 5° exercício no AUTOCAD: Hiperbolóide.
Neste exercício usámos os seguintes comandos: CIRCLE, EXTEND e ARRAYCLASSIC.
Num novo ficheiro, desenhei a partir do comando CIRCLE, duas circunferências com o mesmo centro, porém com raios diferntes, a partir das coordenadas fornecidas em aula. Em seguida representei uma linha tangente, com o auxílio do comando EXTEND, com a circunferência mais pequena, de modo a obter a linha que irá formar a nossa hiperbolóide.




Com o comando ARRAYCLASSIC, multiplicámos aplicando os comandos acima citados, a linha em torno do eixo central.




Obtendo assim o nosso resultado final acima.