TIAGO CASCALHO

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AULA 2 09/03/2019

Era uma mais uma sexta-feira gelada, a segunda de Março. O calor dos computadores na sala de Modelação criava um ambiente muito agradável para trabalhar. Cheguei um pouco atrasado, mas entrei na sala precisamente no momento em que o professor desligava a luz. Iniciámos a aula imediatamente e com a repetição dos primeiros passos dados na aula passada: Construção de figuras geométricas utilizando o método de coordenadas. Foi então que o professor elevou a fasquia e disse que íamos construir 3 cubos de 3 maneiras diferentes! Copiámos o quadrado duas vezes para o lado para iniciar a nossa hercúlea tarefa.
O primeiro comando que utilizámos foi o EXTRUDE. Este puxa o quadrado para cima até criar um cubo sólido. O segundo método é mais rápido, mais eficiente e mais à pro. O comando utilizado foi BOX e também foi criada uma caixa sólida. Mas tudo mudou na construção do terceiro cubo. Copiámos o quadrado para criar uma planificação em 2d e aprendemos a rodar elementos a 3 dimensões com os comandos 3DROTATE e ROTATE3D. Só mais tarde viemos a perceber a importância deste comando.
Depois de termos feito a ginástica necessária para tornar os cubinhos o mais parecido possível com um semáforo (ver imagem), o professor elevou novamente a fasquia. "Coloquem um dos cubos opacos dentro do cubo transparente." propôs. Para tal, com a ajuda dos comandos SCALE e MOVE colocámos uma figura dentro da outra e alterámos a transparência do cubo envolvente para que se pudesse ver o que lá estava dentro. Depois de toda esta meticulosa operação fizemos um merecido intervalo de 10 minutos antes de voltar à carga.
Encaminhávamo-nos para o final da aula e o professor, como não podia deixar de ser, elevou novamento o patamar e sugeriu que construíssemos poliedros regulares aplicando os conhecimentos adquiridos na corrente aula. Construímos em turma um tetraedro antes que chegasse ao fim da aula e ficámos com a missão (penso que optativa ou a completar na próxima aula) de concluir a construção do hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Foi uma excelente aula, tanto a nível de dificuldade de exercício, ritmo de trabalho e formação de apetite para o almoço que se seguiria.