2017/2018


Aula 9

Esta aula começou por ser dedicada á representação de parábolas em AutoCad. Assim sendo, primeiro desenhámos duas linhas, uma vertical e outra horizontal, que se encontram na origem do sistema. De seguida, com o auxílio de circunferências obtivemos, apartir da interseção das mesmas com o eixo x, dois pontos fundamentais na construção da nossa forma.









Ao longo do processo de desenho da parábola fomos elimando as linhas auxiliares, para que o nosso desenho não se torna-se confuso e exaustivo. O próximo passo consistiu no desenho de linhas auxiliares que distam 1,5 entre si, e que novamente com o auxilío de circunferências, permitem-nos ir obtendo pontos da nossa figura. E assim chegámos aos 7 pontos necessários para desenhar a parábola.





Foi necessário encontrar a direção da figura, assim como uma linha que nos ajudasse a desenhá-la. Deste modo, desenhámos uma linha auxiliar que une o ponto da parábola do eixo do x, ao último ponto e apartir da interseção da linha desenhámos uma outra perpendicular ao eixo y . As duas retas ajudam-nos a definir um ângulo, e apartir da bissetriz desse mesmo ângulo, conseguimos, através do comando "extend" prolongar a nossa linha de bissetriz até ao eixo.





Ao encontrar-mos a nossa reta direcional, apagámos toda a informação auxiliar, e com o comando "mirror" terminámos as basses para desenhar a nossa parábola. Através de duas layers distintas, criámos duas parábolas, a primeira ficou por esta fase, já a segunda foi usada para evoluir um pouco mais no desenho.







Com a parábola 2, e ao copiar parte da mesma para uma lateral do desenho, conseguimos com o comando "revsurf" fazer a parábola todar em torno do eixo e utilizando o comando "shademode" visualizá-la de forma diferente.



Após uma explicação do professor acerca da construção de áreas em AutoCad, incluíndo a forma de subtração e adição de áreas, retornámos ao trabaho da Uhouse para pormos em prática estes conceitos.

Começámos por desenhar um retângulo e uma circunferência que partilham uma determinada área, seguindo a planta da casa em trabalho. Criámos também uma esquadria, que corresponde á espessura das paredes.



Através do comando "union" fomos capazes de unir as duas formas numa só, para podermos avançar no desenho tratando-o como um espaço e não como uma forma.

Com o comando "subtract" reduzimos o nosso desenho ás paredes, e com o comando "extrud" preenchemo-las. Através da visualização 3d, conseguimos ter uma melhor perceção do trabalho realizado.





Voltando á visualização em 2d e trabalhando agora sob as paredes, através da subtração de retângulos, representativos dos vãos do edifício (janelas e portas), tornámos o nosso desenho mais próximo da realidade. Retirámos ainda um modelo de porta da página do professor e aprendemos a utilizá-la no nosso desenho.





Já no final da aula tivemos uma curta explicação acerca de escalas no trabalho do pormenor arquitetónico. Após a conversa, apenas cortámos e inserimos a imagem do pormenor de cada um num novo ficheiro AutoCad.




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