2017/2018


Aula 5

Retomando o fim da aula anterior, demos continuidade ao trabalho no paperspace, usando a layer esquadria criámos uma linha vertical e outra horizontal e aprendemos a tirar as suas paralelas respetivas.



Através destas linhas conseguimos criar uma esquadria no interior da folha de desenho a 0,02 da extremidade e de seguida aumentámos a sua espessura, tendo deste modo concluído a nossa esquadria pretendida.



De seguida, o professor ensinou-nos a transpor o nosso trabalho efetuado no modelspace para a nossa nova área de trabalho. Ao desenharmos um retângulo fomos capazes de transferir as figuras desenhadas na outra aula, para o seu interior.



Aprendemos a "congelar" os layers que quisermos, para nos focarmos apenas num layer de cada vez no nosso desenho, assim como a definir quais os layers que pretendemos que sejam impressos ou não. Tendo em conta que estamos a trabalhar numa área cujo o objetivo final é a impressão do desenho em causa, a escala é um fator essencial. Assim sendo, aprendemos a redifinir as figuras transferidas do modelspace, para a escala que pretendemos, neste caso redimensionámos o nosso desenho á escala 1/10 e posteriormente a 1/20.



Copiámos os restantes elementos do desenho das figuras do modelspace, cada um para no seu retângulo e utilizando o "congelamento" de layers em cada uma das situações, para que em cada retângulo consigamos visualizar cada uma das figuras.



Criámos e alterámos o estilo de texto predefinido no AutoCad, e aprendemos como escrever no nosso desenho, após a criação de mais uma layer (legendas). Assim fomos capazes de nomear cada uma das nossas figuras, deixando o nosso desenho pronto para a impressão, com os elementos retirados do modelspace.







Sumários