2017/2018


Aula 10

Toda esta aula foi dedicada ao trabalho individual do pormenor arquitetónico em AutoCad. Iniciámos a aula com uma longa e detalhada explicação acerca da definição das escalas dos desenhos de cada um. Nesta conversa estipulámos alguns pormenores e definimos alguns valores de conversão.

Desta forma, começámos o trabalho por instituir uma layer de trabalho para as linhas auxiliares e outra para a nossa imagem, e foi desta forma que trabalhámos para a definição de cada um dos desenhos á sua escala, de forma a ajudar-nos a configurar facilmente cada um deles.



Estabelecemos a relação entre metros e polegadas apartir de uma exemplificação em Excel. De seguida, fomos até á página do professor onde fizemos o levantamento de uma macro que ao ser colocada no AutoCad, produz-nos esta conversão automaticamente, facilitando-nos o trabalho.



Utilizámos linhas auxiliares delimitadoras de terminada região do nosso desenho, de forma a escalá-la de acordo com as medidas indicadas. Utilizámos o comnado "scale" e a macro auxiliar neste processo de redimensão de escalas e conversão de medidas.



Neste passo, tivemos particular atenção, pois a redefinição das propriedades da impressão, em termos de dimensão, margens, esclas, é extramente importante para que os nossos desenhos sejam impressos ás escalas pretendidas.



Apartir desta fase, podémos transferir o nosso desenho inicial do modelspace,onde trabalhamos á escala 1/1, para o paperspace, onde definimos as escalas respetivas de cada elemento.



Repetimos este processo de trabalho no modelspace, com linhas auxiliares e com os comandos acima descritos, assim como o trabalho de escalas no paperspace, para casa área do nosso pormenor com escalas diferentes.

No caso do pormenor por mim escolhido, o trabalho desta aula consistiu na redefinição das 3 escalas distintas do desenho.








Sumários