2018/2019


Aula 3

Nesta aula continuámos a explorar comandos e formas de trabalhar em 3D no AutoCad. Trabalhámos sobretudo sólidos geométricos como o cubo e o tetraedro, que nos permitiram explorar ferramentas com as quais conseguimos construir grande parte das formas tridimensionais.

Começámos pelo cubo, desenhado através de plines, construímos 2 cubos semelhantes.



Com o comando shade, tornámos os cubos opacos. De seguida, desenhámos a planificação de um outro cubo, para que pudéssemos explorar formas de construção de figuras tridimensionais apartir de formas planas.



Através dos comandos 3Drotate e rotate3D aprendemos 2 formas de rebater as formas em diferentes ângulos e segundo vários eixos de rebatimento.

Agora com os 3 cubos prontos, preenchemo-los com hatch's e criámos diferentes layers para cada um deles.







Ainda com o cubo e através das suas diagonais e de um jogo de transparências, escalámos um dos cubos para que ficasse com uma dimensão mais reduzida e colocámo-lo dentro de um dos outros cubos, anteriormente desenhado.




De seguida passámos para a construção do tetraedro, sólido que requer um domínio mais preciso das ferramentas 3D do AutoCad. Desenhámos um triângulo equilátero e com o comando mirror reproduzimos em cada uma das suas arestas outros 3 triângulos formando a planficação do sólido. Desenhámos ainda as diagonais da base e no seu centro uma linha vertical que nos auxiliaria a encontrar a altura do sólido.

Utilizámos, também, uma circunferência como auxiliar para descobrir o ponto que indicaria a altura do tetraedro, através do rebatimento de umas das suas faces. Apartir daqui foi fácil, com o auxilío dos comando de rotação 3D obtermos a forma tridimensional pretendida.









Sumários