2017/2018


Aula 9

Esta aula o professor começou por dedicar ao estudo e representação de parábolas em autocad.Desenhámos então a nossa parábola, começando por criar duas linhas uma vertical e uma horizontal que se intersetassem na origem do sistema, depois com o auxilio de circunferências obtivemos pontos importantes, resultado da interseço das circunferêcias com o eixo x,para a construção da parábola









Fomos apagando as linha auxiliares para o trabalho não se tornar confuso.Desenhámos mais linhas auxiliares que se distavam entre si 1,5 e com o uso de circunferêcias obtivemos 7 pontos fundamentais para o desenho. Desenhámos outra linha que une o ponto da parábola que se encontra no eixo x ao último ponto e desenhámos uma prependicular ao eixo y a parit da interseção da linha anterior mente desenhada.As duas retas definiam assim um ângulo e a partit da sua bissetriz, prolongamos a nossa linha de bissetriz até ao eixo com a ajuda do comando "extend". úsamos o comando "mirror" e terminámos as bases da nossa parábola.





Apagámos toda a informação auxiliar que já não era necessária. Criámos duas layers diferentes e uma parábola em cada uma delas.Nesta fase deixámos a primeira parábola e apenas usámos a segunda para aprofundar mais. Copiámos a segunda parábola para uma lateral do desenho, e utilizando o comando "revsurf" e o "shademode" conseguimos rodar a parábola em torno do eixo e vê-la de maneiras diferentes.











Quando conluímos este trabalho, retomamos ao trabalho iniciádo à duas aulas, o desenho da Uhouse.Criámos uma layer chamada esquadria que correspondia à espessura das paredes.Começámos então por desenhar um retângulo e uma circunferência que partilham uma área, orientando-nos a partir da planta de casa em trabalho.





Usando o comando "union" conseguimos criar uma só forma a partir da junção das duas formas anteriores, para podermos trabalhar designando como espaços e não como forma.

Com o comando "subtrat" reduzimos o nosso desenho às paredes e preenchemo-las com o comando "extrude".







Trabalhámos dpois em subtrair retângulos que correspondiam aos vãos do edifício. Tornando assim o desenho mais parecido com a realidade.Utilizámos ainda um modelo de porta que fomos buscar à página do professor.






No fim da aula falámos um pouco sobre o nosso trabalho individual, o promenor técnico, relativamente às escalas.





Sumários