2018/2019


Aula 2

Nesta aula começámos um exercício no AutoCad que consistiu em criar uma parábola e na formação de duas figuras tridimensionais diferentes. Este trabalho premitiu que relembrassemos alguns comandos do programa.

Desenhámos então eixos e pontos que auxiliaram na criação da parábola. Criámos a diretriz(d), o eixo(e), o vértice(V) e o foco(F). Explorámos diferentes comandos, tal como o de coordenadas relativas e abstratas, entre outros.





Para começar a construção da parábola, desenhámos uma circunferência de centro F com o raio pretendido. Com o comando offset criámos mais 7 circunferências com a mesma distância umas das outras. Desenhámos também 7 linhas verticais paralelas, com a mesma distância, que cruzassem as circunferências de modo a criar diferentes pontos de interseção. Unimos então esses pontos obtendo assim a curva da padrãbola.







Criámos diferentes layers, com diferentes cores, para facilitar a compreensão do desenho. Passámos então para a ferramenta 3D do AutoCad, com o comando surftab definimos o número de diretrizes pretendidas, com o comando revsurf criámos uma superfície de revolução com 180º em relação ao eixo e. Com o comando shade visualizámos outras formas que a figura tridimensional pode adquirir.









Para explorarmos outros desenhos, copiámos o desenho inicial da parábola, fizemos uma nova parábola paralela à existente, pelo seu exterior. Fechámos as duas parábolas nas suas extremidades, e usando os mesmo passos anteriormente usádos, obtivémos uma figura com algumas semelhanças à primeira porém distinta. Usando a dirretriz d em vez do eixo e e com uma rotaão de 360º obtivémos uma figura totalmente diferente.









Sumários