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Aula 2 | 28.02.2018

Sumário:

Trabalho em AutoCAD:
– Criação de um tabuleiro de xadrez em 3D
– Construção de um cubo e de uma pirâmide, através da rotação das faces.


Tabuleiro de xadrez

– Foi construido um cubo a partir do comando "BOX". Depois de aplicada uma mancha com o comando "SHADEMODE", copiamos com "COPY", repetindo o solido imediatamente ao lado.
– Com o comando "MIRROR", espelhamos os cubos existentes com eixo no vertice central para que fosse criado um conjunto de quatro cubos.
– Com o comando "CHPROP", foi alterado a layer de dois dos cubos para outra, já criada, com cor diferente.
– Finalmente com o comando "ARRAYCLASSIC", multiplicarmos o conjunto para formar um tabuleiro de xadrez.



– Criação da totalidade do zadrez utilizando um comando criado no Notepad



Cubo

– Começando pelo comando "POLYGON", "EDGE", 4, "0,0", "1,0", criamos a base, um quadrado.
– Passamos as linhas a superfície aplicamos o comando "REGION" e copiamos o mesmo até desenhar a planificação de um cubo.
– Para transformar a planificação num volume tridimensional fomos alternando a UCS para que, com o comando "ROTATE", conseguissemos rodar as faces do cubo, criando o sólido.



Pirâmide

– Novamente para criar a base triângular do sólido utilizamos o comando "POLYGON" e o "REGION".
– Comando "MIRROR" para desenhar a planificação da pirâmide.
– Desenhamos, com o comando "LINE", uma linha auxíliar vertical, a partir do "midpoint" dos triângulos.
– Mudamos novamente o UCS e, com o comando "CIRCLE", desenhamos mais duas circunferências auxíliar a partir do "midpoint" até ao vértice exterior do triângulo. Encontramos assim o vértice da pirâmide.
– Para finalizar, com o comando "ALLIGN", alinhamos as faces laterais para tocarem no vértice encontrado, formando uma pirâmide.







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