Anterior

Aula 4 | dia 14.03.2018


Sumário:

|Criação de um dado tridimensional;
|Desenho de 2 cones, com a inserção de vários círculos e elípses;
|Início da construção de um Cubo Hiperbólico.

▸Dado Tridimensional

|Construir um CUBO, com o comando "BOX";
|Desenhar uma grelha auxiliar para posicionar as pintas do dado com o comando "XLINE" - H, e "OFFSET" - 2,5 ;
|É criada uma nova layer com o nome "pintas". Com o comando "SPHERE", desenhar uma esfera com 1 de raio no centro da face inferior do cubo;
|Usando o comando "MOVE", mover a grelha para a face superior do cubo e criar uma nova "SPHERE" no ponto inferior esquerdo onde as linhas da grelha se intersetam;
|Seleccionando a esfera da face superior e fazendo "ARRAYCLASSIC" (como na imagem), duplicar as esferas, criando a face com 6 pintas do dado;
|Com os comandos "COPY" e "ALIGN" e usando as esferas existentes, desenhar as restantes faces com 2,3,4 e 5 pintas do dado.




▸Dois cones intersetados

|Desenhar dois cones com 5 de raio usando o comando "CONE". O primeiro com centro em 0,0,0 e v&eacut;ertice em 0,0,10;
|O segundo com centro em 0,0,20 e v&eacut;ertice em 0,0,-10.

Quatro Insercções:

|1ª: Desenhar a partir do comando "SECTION" , "Select object" cone inferior - XY - 0,0,4;
|2ª: Muda-se o "UCS" em X para 30 e novamente "SECTION" , "Select object" cone inferior - XY - 0,0,4;
|3ª: Mudar novamente o "UCS", ligar um ponto ao seu ponto extremo oposto, e este último a um qualquer ponto, perpendicular ao primeiro ponto seleccionado. Fazer "SECTION" , "Select object" cone inferior - XY - 0,0-3;
|4ª: Mudar o "UCS" para "world". Fazer "SECTION" , "Select object" ambos os cones - ZX - 0,2,0;
|Eliminar os cones para ver o resultado das insercções.



▸Cubo Hiperbólico

|Comando "BOX"; 0,0 ; 10,10,10.
|Fazer "SECTION" onde é feita uma secção pela diagonal do cubo;
|Alterar o UCS de modo à secção anterior ficar no plano frontal;
|É criada uma elípse atravéz de uma série de "POINT" e "CIRCLE" auxiliares como nas imagens;
|No "UCS" - "world", rodar a elípse a 360graus com o comando "REVOLVE";
|Finalizar na aula seguinte (Aula5).





Anterior