Anterior

Aula 2 | dia 28.02.2018


Sumário:

|Revisão dos sites .html submetidos na aula anterior;
|Criação de um tabuleiro de xadrez em 3D, no programa AutoCAD;
|Construção de um cubo e de uma pirâmide, através da rotação das suas faces, também em AutoCAD.

▸Xadrez

|Aplicando o comando "VPORTS", altera-se a página do AutoCAD, de modo a ficar com 4 janelas diferentes. Seguidamente, com o comando "LA" são criadas duas layers, intituladas de "brancas", com a cor vermelha, e "pretas", com a cor amarela. Com o comando "BOX" "0,0,0" "1,1,1", desenha-se um cubo.




|Utilizando o comando "SHADEMODE" é dada cor ao cubo anteriormente desenhado. Aplicou-se o modo "X-Ray", como indicado na imagem.




|Com o comando "COPY", é feita uma cópia do cubo anteriormente desenhado.




|Com o comando "CHPROP", faz-se a alteração das propriedades dos primeiros cubos desenhados, para que correspondam à layer "brancas", de cor vermelha.




|De seguida, com o comando "MIRROR", é feita uma cópia dos cubos existentes, de forma a que encaixem uns nos outros, e com o comando "CHPROP", alteram-se as propriedades do segundo par de cubos desenhados de maneira a corresponderem à layer "pretas", de cor amarela.




|Aplicando o comando "ARRAYCLASSIC" e seleccionando as opções desejadas, multiplica-se o desenho criado.




|Deste modo, o resultado final é o seguinte:




|Por fim, no programa "Notepad++", são reproduzidos todos os passos feitos anteriormente para a execução do tabuleiro de Xadrez em 3D, de forma a poder ser copiado e fazer esse mesmo tabuleiro de forma "automática".




▸Construção de um cubo através da sua planificação:
|Abrindo um novo desenho de Autocad e usando o comando "REGION", desenhar um quadrado, e "pintá-lo" com o comando "SHADEMODE". Depois, fazer "COPY" e copiar o quadrado de modo a ficar com a planificação do cubo;
|De seguida, alterar o plano de trabalho "XY", através do comando "UCS" (sistema de coordenadas cartesianas móvel)
|Utilizando o comando "ROTATE", rodar os quadrados anteriormente criados que serão as faces do cubo.



▸Construção de uma pirâmide através da sua planificação:

|Para criar a base triângular do sólido utilizar o comando "POLYGON" e o comando "REGION" para o tornar uma superfo&icute;cie;
|Com o comando "MIRROR" desenhar a planificação da pirâmide;
|Desenhar, com o comando "LINE", uma linha auxíliar vertical, a partir do "midpoint" dos triângulos;
|Mudar o UCS e com o comando "CIRCLE", desenhar mais duas circunferências auxíliares a partir do "midpoint" até ao vértice exterior do triângulo. Deste modo encontra-se o vértice da pirâmide;
|Para terminar, fazendo "ALLIGN", alinhar as faces laterais para que toquem no vértice encontrado, formando assim a pirâmide.




Anterior