Exercício - Sólidos Platónicos (continuação)




OCTAEDRO - Comandos:

-POLYGON;
-LINE FristPoint: 0,0, SecondPoint: @,0,0,1;
-UCS 3P;
-CIRCLE, centro nos vértices e raio 1;
-3DPOLY;
-REGION;
-SHADEMODE (x-ray);
-ERASE;
-UCS WORLD;
-ARRAYCLASSIC;
-UCS;
-MIRROR;
-UCS WORLD;









Processo:


Fig.1Depois de criar o poligono, desenhar uma recta com as coordenadas indicadas (comando LINE).





Fig.2Alteração do Sistema de coordenadas, comando UCS.





Fig.3Desenhar duas circunferências de raio 1, em dois vértices opostos (comando CIRCLE).





Fig.4Através do comando 3DPOLY, criar uma figura cujos os pontos são a intersecção das circunferências e dois vértices do quadrado.





Fig.5Comando REGION, seleccionar o objecto e usar o comando SHAPEMODE para dar materialidade ao plano.





Fig.6Alterar o sistema de eixos (UCS WORLD), e usar o comando ARRAYCLASSIC.





Fig.7Alterar novamente o sistema de eixos. Comando UCS 3p.





Fig.8Usando do comando MIRROR, espelhar a forma já moldelada. Criando-se assim o Octaedro.












DODECAEDRO - Comandos:

-POLYGON;
-REGION;
-SHADEMODE;
-COPY;
-UNION;
-MIRROR 2X / COPY;
-LINE;
-UCS 3P;
-CIRCLE;
-UCS WORLD;
-LINE;
-CIRCLE;
-UCS WORLD;
-ERASE;
-CIRCLE;
-ARRAYCLASSIC;
-COPY;
-ALIGN;









Processo:


Fig.9Depois de criar o poligono, comando REGION E SHAPEMODE.





Fig.10Desenhar linha perpendicular à aresta e a terminar no ponto, e linha no "end point" da anterior e @0,0,1.





Fig.11Alterar os sistema de eixos, UCS.





Fig.12Desenhar as duas circunferências, comando CIRCLE.





Fig.13 Recorrendo ao comando ALIGN, alinhar uma das arestas à base. E de seguida apagar o traçado que já não é necessário.





Fig.14Usar o comando ARRAYCLASSIC, para multiplicar as faces.





Fig.15Por fim usando o comando COPY, ducplicar o modelo e de seguinda alinhar os dois objectos de forma a criar o Dodecaedro.












ICOSAEDRO - Comandos:

-POLYGON - 5 - edge - 0,0 - 1,0;
-POLYGON - 3 - edge - pontos base;
-CIRCLE 3P;
-LINE - center - @0,0,2;
-UCS 3P;
-CIRCLE - centro da aresta - vértice o triângulo;
-3DFACE;
-ERASE;
-UCS WORLD;
-ARRAYCLASSIC;
-UCS 3P;
-ARRAYCLASSIC;
-UCS 3P;
-ARRAYCLASSIC;
-UCS 3P;
-ARRAYCLASSIC;










Processo:


Fig.16Modelação do Icosaedro.