Exercício 2 - Sólidos




CUBO - Comandos:

-VPORT;
-REC: 0,0 1,1;
-REGION, selector;
-SHADEMODE (escolher opção);
-Desenhar cubo em planta (COPY);
-UCS (criacção de um novo sistema de coordenadas) x, enter, 90;
-ROTATE: 90 (3 vezes);
-Repor UCS (WORLD);
-UCS através de 3 pontos;







Processo:


Fig.1VPORTS; Desenhar quadrado através do comando REC. E com o comando SHADEMODE escolher uma das opções para o "revestimento" do desenho.





Fig.2Multiplicar o desenho anterior, comando COPY, até tem a planificação de um cubo.





Fig.3UCS, mudar o sistema de eixos, como está na figura 3. E de seguida ROTATE 90.





Fig.4Repetir o procedimento anterior. (Sistemas de eixos diferentes nas figuras)





Fig.5Continuação do procedimento anterior.





Fig.6Aspecto final do Cubo.












TETRAEDRO - Comandos:

-POLYGON 3 0,0. e 1,0;
-MIRROR;
-Desenhar linha com origem no "midpoint" (LINE) @0,0,2;
-UCS através de 3 pontos;
-CIRCLE com centro no "midpoint" e raio no vértice;
-Repor UCS (WORLD);
-MOVE a linha para outro "midpoint"
-UCS, midponit vértice ponta linha;
-CIRCLE (igual ao anterior);
-UCS WORLD;
-ALIGN (são necessários 6 pontos; origem e depois destino);





Processo:


Fig.7Desenhar um triângulo, usando o comando POLYGON.





Fig.8Desenhar em planta um tetraedro, espelhando o desenho anterior (MIRROR).





Fig.9Desenhar uma linha com origem no ponto de médio de um dos triângulos.





Fig.10Primeiramente é necessário recorrer ao comando UCS (3 pontos) para mudar o sistemas de eixos se seguinda, comando CIRCLE com centro no ponto de médio e raio no vértice.





Fig.11Desenhar circunferência, comando CIRCLE (igual ao anterior).





Fig.12Agora através do comando ALIGN e com as intersecções das circunferências, unir os planos.





Fig.13Aspecto final do modelo do Tetraedro.