Exercício 2 - Sólidos
CUBO - Comandos: 
 
-VPORT; 
-REC: 0,0  1,1; 
-REGION, selector; 
-SHADEMODE (escolher opção); 
-Desenhar cubo em planta (COPY); 
-UCS (criacção de um novo sistema de coordenadas) x, enter, 90; 
-ROTATE: 90 (3 vezes); 
-Repor UCS (WORLD); 
-UCS através de 3 pontos; 
Processo: 
 
Fig.1VPORTS; Desenhar quadrado através do comando REC. E com o comando SHADEMODE escolher uma das opções para o "revestimento" do desenho.  
Fig.2Multiplicar o desenho anterior, comando COPY, até tem a planificação de um cubo.  
Fig.3UCS, mudar o sistema de eixos, como está na figura 3. E de seguida ROTATE 90.  

Fig.4Repetir o procedimento anterior. (Sistemas de eixos diferentes nas figuras)  
Fig.5Continuação do procedimento anterior.  
Fig.6Aspecto final do Cubo.  
 TETRAEDRO - Comandos: 
 
-POLYGON 3 0,0. e  1,0; 
-MIRROR; 
-Desenhar linha com origem no  "midpoint" (LINE) @0,0,2; 
-UCS através de 3 pontos; 
-CIRCLE com centro no "midpoint" e  raio no vértice; 
-Repor UCS (WORLD); 
-MOVE a linha para outro "midpoint" 
-UCS, midponit vértice ponta linha; 
-CIRCLE (igual ao anterior); 
-UCS WORLD; 
-ALIGN (são necessários 6 pontos; origem e depois destino); 
Processo: 
 
Fig.7Desenhar um triângulo, usando o comando POLYGON.  
Fig.8Desenhar em planta um tetraedro, espelhando o desenho anterior (MIRROR).  
Fig.9Desenhar uma linha com origem no ponto de médio de um dos triângulos.  

Fig.10Primeiramente é necessário recorrer ao comando UCS (3 pontos) para mudar o sistemas de eixos se seguinda, comando CIRCLE com centro no ponto de médio e  raio no vértice.  
Fig.11Desenhar circunferência, comando CIRCLE (igual ao anterior).  
Fig.12Agora através do comando ALIGN e com as intersecções das circunferências, unir os planos.  
Fig.13Aspecto final do modelo do Tetraedro.  

