Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura
Ano Lectivo - 2017/2018 Turma 3AD

Aula 4

CUBO


BOX (0,0,0)/ (10,10,10)
XLINE horizontal e vertical a passar na charneira
OFFSET 2.5
Criar layer
SPHERE 1 raio
Repetir o processo noutra face
X-RAY
ARRAYCLASSIC
COPY / seleccionar/ @
ALIGN/ p /indicar pontos
COPY mais duas esferas para a face opsta
Reproduzir o mesmo processo ate criar um dado
Criar mais duas layers
UNION/ all /remove/ selecionar cubo
SUBTRACT cubo e pintas
Para arredondar as arestas: Fillet e seleccionar primeira aresta, 0.5, c, seleccionar todas as outras





CONICAS


CONE/ 0,0 / 5/ 10
CONE/ 0,0,20/ 5/ -10
X-RAY
Criar layers para circulo, parabola, hiperbole, elipse
SECTION seleccionar cone de baixo / xy / 0,0,4
LAYER ELIPSE
SECCTION cone de baico / xy / 0,0,4
UCS WORLD
OSNAP/ ligar quadrant
Layer parabola
UCS/ 3p/ selecionar 2 pontos e ortho
SECTION cone de baixo xy 0,0,-3
UCS WORLD
SECTION dois cones zx 0,2,0
X-RAY





CUBO HIPERBOLICO


BOX/ 0,0,0 / 10,10,10
SECTION selecionar pontos (na layer dos contornos)
Congelar layer do cubo
UCS 3p para redefinir charneira
TOP
Desenhar eixos
CIRCLE/ raio 3
POINT e indicar os 2 pontos de interseccao entre o circulo e o eixo horizontal
Seleccionar visualizaçao do ponto
RECTANG
OFFSET 1 e extend do circulo de fora ao eixo horizontal
Marcar pontos e apagar circulos
EXTEND da linha recta a curva
Apagar linhas auxiliares
BOUNDARY / region selecionar
Congelar todas as layers excepto cubo e perfil
UCS normal
MIRROR seleccionar diagonais e repetir
SHADEMODE REALISTIC







Voltar








Docente Luís Romão

Página Inicial