Voltar

Aula 4 | 14.03.2018

Sumário:

- Construção de um dado em 3D
- Desenho de dois cones com várias secções
- Inío da construção de um cubo hiperbólico


- DADO
- Com o comando "BOX" desenhamos um cubo com as coordenadas (0.0.0) (10.10.10)



- Apartir do ponto de coordenada 0 com o comando "XLINE" passamos uma linha horizontal e vertical-align
- Dessas linhas fazemos "OFFSET" com 2.5



- Criamos uma nova layer com o nome "PINTAS" com a cor 23
- Depois criamos uma esfera com 1 de diâmetro com o comando "SPHERE"



- "MOVE" e movemos a malha para a face superior e faz-se de novo uma esfera igual



- "ARRAYCLASSIC" com estas definições



- Obtendo



- Copiamos 4 esferas para depois as movermos para outra face com o comando "ALIGN"
- Repetimos todo este processo até obtermos o dado



- Com o comando "UNION" com todas as pintas selecionadas, de seguida "SUBTRACT" selecionamos o cubo e depois as esferas



- Por fim com o comando "FILLET" arredondamos as arestas 0.5



- CONES
- Desenhamos dois cones unidos pelos vértice com o comando "CONE"
- 1 cone com (0,0,0;5;10)
- 2 cone com (0,0,20;5;-10)



- Criamos 4 layes
- 1 círculo com a cor vermelha
- 1 elipse com a cor amarela
- 1 parabola com a cor verde
- 1 hiperbole com a cor cyan

- "SECTION" "SELECT OBJECT" e selecionamos o cone inferior, e com estas coordenadas (0.0.4)



- Alteramos a "UCS" com X a 30 e repetimos o processo feito anteriomente com as mesmas coordenadas



- De novo alteramos a "UCS" ligando o ponto de uma quadrante depois no quadrante oposto do outro cone "F8" e enter
- Usamos de novo o comando "SECTION" com as coordenadas (0.0.-3)



- Voltamos à "UCS" original, "SECTION" com as coordenadas (0.2.0)



- Por fim eliminamos os cones, sendo este o resultado final



- CUBO HIPERBÓLICO
- Começamos por criar várias layers



- Com o comando "BOX" desenhamos um cubo com 10



- "SECTION" do cubo e selecionamos 3 pontos



- Congelamos o cubo e "UCS" na prancheta que estamos a usar



- Com a "LINE" desenhamos os eixos dessa prancheta



- "CIRCLE" e desenhamos um círculo com 3 de raio



- "POINT" na interseção da circunferência e do eixo horizontal
- "LINE" e desenhamos um retângulo dentro da circunferência e marcamos os pontos de interseçatilde;o



- Com o comando "OFFSET" com distância de 1 e desenhamos 3 cículos



- Agora repetimos o processo feito anteriormente para os polos conc%ecirc;ntricos movendo-os para o foco
- Com o comando "SPLINE" unimos todos os pontos que intersetam as circunferências



- "REGION" e selecionamos a "SPLINE"



- Com a bolacha criada copiamos para todos os lados do cubo com o comando "ROTATE"



- Continuação na aula seguinte


Voltar