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Aula 3 | 07.03.2018

Sumário:

- Construção de sólidos apartir da sua planificação: Octaedro, Decaedro, Dodecaedro e Icosaedro


- OCTAEDRO
- Começamos por construir um quadrado com o comando "POLYGON" com (0.0) e (1.0)



- Desenhamos uma reta vertical como auxilio com o comando "LINE" e alteramos a "UCS" com a ajuda da mesma



- Neste novo plano desenhamos dois círculos, usando "CIRCLE" com 1 de raio



- Com o comando "3DPOLY" para desenharmos uma das faces do octaedro usando o ponto de interseção das duas circunferências



- Agora apagamos tudo deixando a face anteriormente criada com o comando "ERASE" "ALL" "R" "LAST"



- "ARRAYCLASSIC" com as seguintes definições



- Com a pirâmide agora construida usamos o "MIRROR" e copiamos apartir da base, obtendo um octaedro, resultado final



- DODECAEDRO
- Começamos por desenhar um pentágono com o comando "POLYGON" 5 lados (0.0) e (1.1) depois de criado "REGION"



- Com o comando "MIRROR" copiamos este pentágono duas vezes



- Agora criamos duas linhas auxiliares com o comando "LINE", uma perpendicular a um dos lados do pentágono apartir do vétice de outro
a segunda linha @0.0.1



- De seguida movemos a "UCS" para essa linha auxiliar e com o comando "CIRCLE" desenhamos um cículo
repete-se o processo anterior para o outro pentágono



- Com o comando "ALIGN" rodamos amdas as face para o ponto de interseção das circunferências



- Apagamos uma das faces e desenhamos uma circunferência no pentágono base "CIRCLE" "3P"



- Com o comando "ARRAYCLASSIC" com as definições abaixo



- Copiamos, agora, a figura obtida e fazemos "ALIGN"



- Sendo este o resultado final



- ICOSAEDRO
- Começamos por desenhar um pentágono "POLYGON" 5 lados (0.0) (1.0)
- Com o mesmo comando desenhamos um triângulo 3 lados, com os lados iguais aos do pentágono



- Por fim com o comando "ALIGN" ligamos os vértices exteriores ao ponto onde os círculos se intersetam



- Com o comando "CIRCLE" circunscrevemos o pentágono com 3 pontos e no centro da circunferência desenhamos uma linha auxilixar com "LINE" (@0.0.2)



- Criamos uma nova "UCS" na linha auxiliar anteriormente criada e desenhamos um círculo com o comando "CIRCLE" com o centro no ponto médio do lado no triângulo



- Agora onde o círculo interseta a linha auxiliar com o comando "3DFACE" desenhamos uma das faces triângulares



- Apagamos tudo deixando só a face "ERASE" "ALL" "R" "LAST"



- Com esta face fazemos "ARRAYCLASSIC" com as definiçõs abaixo



- Obetendo assim a seguinte forma



- Apagamos agora uma das faces e fazemos o processo já feito e assim sussecivamente até obtermos a forma final do icosaedro



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